A Plataforma de Materiais, que envolve as universidades da Beira interior, Minho, Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa, foi lançada em Coimbra e conta já com adesão de todos os Laboratórios Associados (laboratórios com a classificação de "excelente") e laboratórios do Estado ligados à área dos materiais.
“A UBI foi envolvida por causa do trabalho que tem feito ao longo dos anos no domínio dos materiais têxteis e papeleiros, no âmbito da Unidade de Investigação UMTP”, sublinha Rui Miguel, interlocutor da UBI no projeto e presidente do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis.
O presidente do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros (OE) e coordenador do projeto liderado pela OE, salienta que um dos objetivos da Plataforma "é mostrar a nível internacional a competência científica e empresarial que Portugal tem nesta área".
A Plataforma de Materiais é a primeira iniciativa do género em Portugal e a transferência de conhecimento que pretende fazer é, em boa parte, inspirada no modelo inglês.
O projeto conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Materiais, do Pólo de Competitividade das Tecnologias de Produção (Produtech), da Sociedade Europeia de Investigação em Materiais (E-MRS) e da "Alliance for Materials", uma associação entre seis plataformas tecnológicas europeias ligadas aos materiais.
mais informação aqui