O inovador Mestrado em Jogos Digitais (Digital Game Design and Development - G3D master) da UBI nasce com o objetivo de associar o Ensino Universitário à crescente necessidade por profissionais especializados para a indústria dos jogos digitais e aplicações para smartphones (apps). A principal preocupação dos criadores do curso de Design e Desenvolvimento de Jogos da UBI foi o de envolver, no mesmo ciclo de estudos, as principais competências exigidas a um profissional para a indústria dos jogos com especialidade em Designer de Jogos ou Programador de Jogos. Além disso, houve o cuidado de ter no ciclo de estudo outras competências igualmente exigidas pelo mercado como Concept Art, User Experience, Guionismo para jogos e Empreendedorismo Tecnológico para que os alunos possam saber como criar as próprias empresas.
A principal estratégia para manter o curso atualizado às exigências de mercado tecnologicamente exigente foi associar o mestrado ao Laboratório de Jogos Digitais da UBI - G3Dlab criado, especificamente, para dar suporte ao curso e realizar convénios com empresas e profissionais, nacionais e internacionais, na área dos jogos digitais. Outra estratégia para garantir que o ciclo de estudos possuirá sempre as principais competências exigidas a um profissional da indústria dos videojogos, é a de envolver profissionais das áreas de Informática e Design no mesmo ciclo de estudos. Também se pretende trabalhar em equipas multidisciplinares e similares às que os estudantes encontram em Game Studios nacionais e internacionais.
Apesar do curso ser direcionado aos estudante de licenciatura em Design (comunicação, multimédia e industrial) e em Informática, todos os alunos de licenciaturas afins, podem inscrever-se no curso que associa Investigação, Game Studio Development e Ensino. Neste Mestrado, além da experiência profissional e académica do corpo docente, o aluno beneficia de uma sala de aula equipada e dedicada ao ensino de videojogos e aplicações informáticas, uma Biblioteca própria e dedicada, um Laboratório alimentado com projetos de empresas nacionais e internacionais e aulas teórico-práticas lecionadas por convidados vindos de todo o mundo, de renome na indústria dos jogos.
Ensinar o aluno a ser criativo, tecnicamente preparado e mesmo empreendedor é um objetivo primeiro, pois aqui se ensina a criar o próprio Game Design Studio num ambiente tecnologicamente sofisticado, atualizado e potenciador de ideias com implementação futura.
Os criadores do curso, que reuniu sinergias dos Departamentos de Comunicação e Artes e Informática, orgulham-se de ter conseguido reunir um plano de estudos mais completo, incluindo Programação para Jogos; Realidade Virtual, Modelação 3D, Layout e Estética para jogos, Game Design, Cinema, Concept Art e outras tecnologias Audiovisuais com Programação Multi-Plataforma. Além disto, o núcleo de estudos de Informática, Design e Comunicação desafia os candidatos a entrar naquela que é a segunda maior Indústria de entretenimento da atualidade, a dos videojogos, através de parcerias institucionais e corporativas, firmadas com empresas de renome global.
Ver mais informação