A obra de 146 páginas, escrita em português, pode ser consultada aqui e resulta do estudo e investigação em Neuropsicologia e Polineuropatia Amiloidótica Familiar. Enquanto membros do Grupo de Investigação em Neurociências da Universidade da Beira Interior, coordenado por Professor Doutor Luís A.C.R. Maia, os autores propuseram-se a aprofundar a pesquisa desta temática considerada uma área esquecida. 
  Deste modo, a obra estrutura-se em duas partes. Inicia-se com uma revisão da literatura acerca da visão neuroanatómica do sistema nervoso e das suas funções, história da Neuropsicologia, métodos comummente utilizados, avaliação, intervenção e reabilitação neuropsicológica. 
  
 Num segundo momento, a obra centra-se sobre a temática da Polineuropatia Amiloidótica Familiar, também conhecida como “doença dos pezinhos”: o seu diagnóstico, sintomas, tratamento e abordagem neuropsicológica da mesma. 
 
 
  A edição fica completa com a apresentação de um estudo de caso com o intuito de obter uma visão mais pragmática e operacionalizada acerca desta problemática e do seu impacto. 
  
 Os autores propõem uma leitura para aprofundamento destas áreas: a Polineuropatia Amiloidótica Familiar e a Neuropsicologia, e sugerem que “o desconhecimento não permite desculpabilizar o sofrimento a que estes pacientes são sujeitos quotidianamente”.