3. Dois filmes da UBI premiados nos Sophia Estudante

Dois filmes da UBI premiados nos Sophia Estudante

•   20 de março de 2015

A Academia Portuguesa de Cinema premiou dois filmes da UBI. Na categoria Animação “Em vez de mimos, semeava ovos nas costas” de Laura Vilares obteve o segundo lugar e o documentário “Da meia noite pro dia” de Vanessa Duarte o terceiro lugar.

Ficheiro com o nome: sophia_estudante

Os prémios foram atribuídos na passada quarta-feira, 18 março, em Lisboa, no âmbito dos Prémios Sophia Estudante da Academia Portuguesa de Cinema. Doze estabelecimentos de ensino inscreveram os trabalhos dos seus alunos, num total de 46 obras, divididas por três géneros. Foram selecionadas seis obras de animação, sete documentários e oito obras de ficção.

O júri, constituído por Artur Ribeiro, Joana Verona, Carla Chambel e Patricia Muller, entregou os prémios aos três primeiros classificados de cada género, sendo os vencedores nomeados para a primeira edição do Sophia Estudante, cujo galardão será entregue na Cerimónia de Entrega de Prémios Sophia, no dia 2 de abril, no Grande Auditório do CCB.

Sobre os Prémios Sophia 2015:
A Academia Portuguesa de Cinema divulgou no dia 4 de março, os nomeados em 20 categorias para os Prémios Sophia 2015, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. Na categoria de melhor filme foram nomeados A Vida Invisível – Rosa Filmes, O Grande Kilapy – David&Golias, Os Gatos não têm Vertigens – MGN Filmes e Os Maias - Cenas da Vida Romântica – Ar de Filmes, sendo os seus realizadores, por ordem, Vítor Gonçalves, Zézé Gamboa, António-Pedro Vasconcelos e João Botelho também os nomeados na categoria de Melhor Realizador.
As nomeadas para melhor atriz principal são Leonor Seixas – Sei Lá, Maria do Céu Guerra – Os Gatos não têm Vertigens, Maria João Pinho – A Vida Invisível e Sara Barros Leitão – Pecado Fatal. Na categoria de melhor ator principal concorrem Filipe Duarte – A Vida Invisível, Graciano Dias – Os Maias, João Jesus – Os Gatos não têm Vertigens e João Lagarto – O Grande Kilapy.
Os prémios carreira serão entregues à atriz Eunice Muñoz e ao ator e encenador Luís Miguel Cintra, conforme já tinha sido divulgado pela Academia.
A Entrega de Prémios Sophia 2015, que inclui a primeira edição do Sophia Estudante, decorre no dia 2 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com apresentação de Cláudia Semedo.
Na cerimónia, a Anselmo 1910, parceiro principal dos Prémios Sophia, vai homenagear os vencedores dos Prémios Carreira, com a oferta de duas jóias exclusivas em ouro, uma pregadeira a Eunice Muñoz e um pin a Luís Miguel Cintra.

•   UBI
Data da última atualização: 2015-03-20