Seguidamente, foram tratados os pontos constantes da ordem de trabalhos.
- No primeiro ponto, foi acolhida e aprovada, por unanimidade, a proposta da Reitoria que, atendendo à conjuntura social actual e na sequência da política adoptada nos últimos anos, não alterava para o ano letivo de 2015/2016 o valor das propinas a ser pago pelos alunos.
- No segundo ponto, o Reitor e o Administrador da UBI fizeram a introdução do Relatório de Atividades e Contas Consolidadas da UBI (2014), que já fora apresentado aos conselheiros através de um documento bastante completo e muito bem concretizado. Após alguns esclarecimentos e longa apreciação, o Relatório mereceu largos elogios da forma como estava elaborado e, particularmente, respeitando a sugestão anteriormente dada pelos conselheiros, ou seja, a articulação dos relatórios de contas com o das atividades. Este relatório já recebera dos membros externos do Conselho Geral um parecer positivo e elogioso.
- Por volta das 13 horas, os trabalhos foram interrompidos para almoço, seguido de uma visita ao UBIMEDICAL, uma estrutura de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e inovação em Saúde, ao serviço da UBI e em particular da Faculdade das Ciências da Saúde e do Centro Hospitalar da Cova da Beira, e por isso mesmo, da Região. Desta visita, os conselheiros colheram a melhor impressão, tendo manifestado positivamente os progressos registados nas instalações e funcionamento do UBIMEDICAL.
- Retomada a sequência dos trabalhos, por volta das 15.30 horas, foi apresentada a proposta do regulamento e criação das Comissões de Trabalho que servirão de apoio às actividades que cabem ao Conselho Geral. Após uma discussão sobre as competências e finalidades destas comissões, sempre condicionadas ao poder deliberativo do plenário do CG, foram aprovadas, por maioria de votos, as Comissões de Assuntos Financeiros, de Assuntos Institucionais e de Inserção na Comunidade da Região e no Desenvolvimento do País.
- Por fim, e como último ponto, foi apresentado o Relatório do Provedor do Estudante, (1.º semestre 2014/2015), Prof. Doutor Luís António Nunes Lourenço, que mereceu uma apreciação muito positiva por parte dos conselheiros.
Conselho Geral da UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Covilhã, 29 de Junho de 2015