Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI integra Centro PT – Health Alliance

UBI integra Centro PT – Health Alliance

  • NOTÍCIA
  •   16 de julho de 2015  

A Universidade da Beira Interior faz parte da recém-criada rede “Centro PT – health Alliance apresentada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) esta semana em Rostock, na Alemanha.

Ficheiro com o nome: pt_health_alliance

 

 Em declarações à agência Lusa a propósito da presença de Portugal e do Centro na Conferência sobre Economia da Saúde, que se realiza naquela cidade alemã, Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, salientou as universidades da região (Coimbra, Beira Interior - Covilhã e Aveiro), os hospitais, as diversas empresas dedicadas à saúde e à biotecnologia e ainda os parques tecnológicos, como o Biocant ou o Instituto Pedro Nunes como potenciais dinamizadores de diferenciação nacional e internacional na área da saúde e da biotecnologia.

 A comitiva portuguesa - CentroPT Health Alliance (estrutura suportada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que engloba hospitais, universidades, parques tecnológicos, Administração Regional de Saúde, Turismo do Centro, Ageing @Coimbra e várias empresas) - que estará em Rostock e que inclui o ministro da Saúde português, Paulo Macedo, e o embaixador em Berlim, Luís de Almeida Sampaio, celebra naqueles dias uma parceria de cooperação com a rede de saúde alemã Biocon Valley, entidade com mais de 160 parceiros e que está precisamente localizada naquela cidade e ainda em Greifswald.

 Em declarações á agência Lusa, Ana Abrunhosa salientou que o trabalho em rede, desde as empresas, à investigação, inovação, ensino e prestação dos cuidados de saúde, "deixou uma imagem de excelência" junto dos alemães, que visitaram a região no início do mês de junho.

A existência de semelhanças entre aquela região alemã, que baseou o seu desenvolvimento na saúde e na biotecnologia com o apoio do governo, e a região Centro acabou também por propiciar uma relação mais próxima entre as partes, estando já vários contactos agendados com aquele estado germânico para reforçar as relações de cooperação.

 A presidente da CCDRC sublinhou ainda a importância desta parceria - "a competitividade hoje mede-se no mercado mundial" -, frisou que o Turismo de Saúde deve igualmente ser um eixo fundamental na estratégia desta aliança e olhou para a China, com quem já há relações, como um mercado fundamental para este esforço de internacionalização da região.

Mais sobre Centro Pt Health Science

Data da última atualização: 2015-07-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.