3. UBI assina hoje memorando do Centro de Competências Cloud Computing

UBI assina hoje memorando do Centro de Competências Cloud Computing

•   18 de setembro de 2015

Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) vai estar hoje, 18 setembro, na UBI para assinatura do memorando de entendimento que prevê a criação do Centro de Competências Cloud Computing. A cerimónia terá lugar na Reitoria, às 12 horas.

Ficheiro com o nome: reitoria_claustro

Este projeto será financiado ao abrigo do novo quadro comunitário e irá centrar-se na investigação científica, inovação tecnológica e desenvolvimento social e económico da região, à semelhança dos centros criados na UTAD e em Évora.

As três universidades dos territórios de baixa densidade terão assim centros de elevada competência científica e tecnológica: Cloud Computing na UBI, Água e Energia na Universidade de Évora e Vinho e Vinha na UTAD.

O projeto dos Centros de Competência surge no âmbito da estratégia de criar uma nova linha de atuação para as universidades mais afastadas do Litoral. O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional lançou um desafio a cada uma das Universidades do interior do País, anunciando que, no âmbito do Portugal 2020, o Governo estaria disponível para as apoiar caso quisessem criar, cada uma, um centro de excelência internacional com ligação ao tecido económico local. As vantagens e os objetivos são fáceis de identificar: a internacionalização e o desenvolvimento económico e social, garantidos pela existência de centros de massa crítica nas cidades do interior. Ao desafio – e ao apelo à diferenciação em relação à grande oferta de Lisboa ou do Porto, as três universidades do interior do País responderam positivamente, prosseguindo agora com o projecto, em articulação com as respetivas CCDRs.

•   UBI
Data da última atualização: 2015-09-18