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Apresentação do livro “Esboço de um Projeto de Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro”

  • NOTÍCIA
  •   06 de outubro de 2015  

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI recebe, no dia 23 de outubro, pelas 16H00, a apresentação do livro “Esboço de um Projeto de Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro” (Chiado Editora) da autoria de Rogério Monteiro, doutorado em Educação pela Universidade da Beira Interior.

Ficheiro com o nome: capa_livro

 

Caberá a João Carlos Pereira Caramelo, professor do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a apresentação do livro.

O evento, de entrada livre, é organizado no âmbito dos 3º. Ciclos/Doutoramentos do Departamento de Psicologia e Educação da UBI e tem como destinatários principais a comunidade, com foco especial na comunidade docente da Beira Interior.

 

Sinopse:

O autor defende uma verdade mais coletiva como forma de resgatar do indivíduo autarquia o ser humano coletivo tributário de mais Humanidade e de firmar o novo ou a expetativa confirmada no coletivo. Tenta capturar o atual do mundo naquilo que, em seu entender, mais tem influenciado as dinâmicas da sociedade atual e procede ao enquadramento da escola nesse contraditório entre a natureza (neo)liberal das lógicas dominantes que determinam a sociedade atual e a natureza mais coletiva e sustentável da escola e da educação do futuro. Conclui que a escola está condenada a existir, tanto mais quanto mais explícito for o processo de Elisão Social por ele identificado e definido, e identifica algumas das suas contradições e incompatibilidades/irracionalidades dentre as quais destaca a incapacidade endógena que a escola tem demonstrado para se autovalorizar valorizando o seu “produto”.

Numa perspetiva crítica e heurística, o autor diz dos reflexos na Escola Básica e Secundária das propostas de Delors e de Morin, do “Projeto de Escola Cidadã de referencial freiriano” e do “Projeto para Uma Ética Mundial” de Hans Küng. (…)

 

 

Fonte: Departamento de Psicologia e Educação e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Data da última atualização: 2015-10-06
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