3. Antiga Farmácia doada à UBI pela AtralCipan pode agora ser apreciada na FCS

Antiga Farmácia doada à UBI pela AtralCipan pode agora ser apreciada na FCS

•   09 de março de 2016

Já é possível apreciar, na ala do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Saúde, uma antiga Farmácia doada à UBI pela farmacêutica AtralCipan. Esta doação partiu da Família do falecido Comendador Sebastião da Silva Alves, a quem a UBI conferiu o título de Doutor Honoris Causa em 2001. A inauguração oficial deste espaço está prevista para julho.

Ficheiro com o nome: museu_csaude

Juntamente com este «espólio fabuloso», nas palavras do Presidente da FCS, Luís Taborda Barata, constituído pela Farmácia (balcão, móveis, potes, almofarizes, obras de arte), a UBI acolhe outros móveis e ainda cerca de 330 títulos de Revistas das áreas da química, farmacêutica, biologia, medicina, veterinária, etc., num total de mais de 12 mil volumes. Segundo o Diretor da Biblioteca, José Rosa, que visitou a empresa e acompanhou o processo da doação desde o princípio, «a ideia da Família foi associar ao imenso legado das revistas que constituíam o acervo cientifico da empresa (algumas com grande significado simbólico e pessoal para o Comendador, como a Chemichal Abstracts ou a Minerva Medica), também o autêntico ‘mimo’ que é esta Farmácia antiga. Em meu entender, tal obra de arte bem poderia ter continuado no mui nobre espaço que ocupava na AtralCipan, como ‘cartão de visita’. Era natural que assim fosse. Mas a Família quis, e ainda bem, associar as duas coisas e, assim, continuar a reconhecer e a distinguir a UBI.»

Doutor Honoris Causa pela UBI, em 30 de abril de 2001, Sebastião Alves nascera em 1920, na pequena localidade de Amoreira, em Proença-a-Nova, no seio de uma família modesta, tendo entrado para a escola primária apenas aos nove anos. Prosseguiu os seus estudos sempre com distinção e ingressou no curso de Medicina, em 1944. Iniciou a sua atividade profissional numa pequena firma importadora de especialidades farmacêuticas, em Alcântara, da qual assumiu a direção comercial em 1948. Ainda nesse ano parte para a África e a Ásia; em 1951, percorreu todo o continente americano e a Oceânia em busca de negócios, os quais, florescentes, rapidamente começaram a transformar a pequena farmácia num próspero e moderno laboratório – o Laboratório ATRAL, Lda.. Com um percurso notável na área farmacêutica portuguesa, as empresas do Grupo AtralCipan encontram-se hoje espalhadas por cerca de 120 países.

Ao longo de toda a sua vida, o Comendador Sebastião Alves desenvolveu sempre um carinho especial pela investigação. A ele se deveu a promoção das Escolas de Farmácia de Coimbra e de Lisboa. São inúmeras as patentes depositadas nas suas empresas em todo o mundo, quer de produtos que foram desenvolvidos nas suas fábricas quer de muitos outros que foram igualmente pensados para dar apoio à investigação e promoção científica e à inovação tecnológica (Arcádia, Verbo, Celulose do Tejo, etc.).

Falecido no dia 18 de janeiro de 2012, com 91 anos, entendeu agora a Família – a sua filha Maria Pia Tavares da Silva Alves Martins e seu marido, o Dr. António Luís Martins, CEO do Grupo AtralCipan SGPS - legar algumas das mais queridas memórias do Comendador à Universidade da Beira Interior.

Data da última atualização: 2016-03-09