Cerca de 130 alunos do 3.º ano do mestrado integrado em Medicina assinalam sexta-feira, dia 22 de abril, a entrada numa nova etapa da sua formação, com a Cerimónia da Bata Branca, que tem lugar no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 14h30.
De acordo com o plano de estudos do curso, os futuros médicos vão passar a lidar com os doentes em ambiente clínico, momento que é assinalado todos os anos na cerimónia que junta alunos, responsáveis da área da saúde e da própria Universidade.
Do programa fazem parte várias intervenções –, entre elas do Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva – ato solene, compromisso de honra e momentos culturais.
“Marcam igualmente presença muitos familiares dos alunos que fazem já desta cerimónia um marco na vida académica dos alunos do MIM. A objetivo da mesma visa assinalar a transição dos anos básicos para os anos clínicos, coincidindo com o início da formação médica pré-graduada. Ao mesmo tempo, relembra a importância da Ética, do Profissionalismo e do Humanismo na profissão médica”, segundo fonte da Faculdade de Ciências da Saúde.
Este ano, os padrinhos da Cerimónia da Bata Branca são Maria Rosário Pazos e Miguel Castelo Branco.
O evento continua à noite, também no Grande Auditório, com o Concerto Solidário cuja receita de bilheteira reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, organizado pela FCS e Gabinete dos Alumni da UBI.
“Este evento solidário visa aliar a cultura à solidariedade e despertar consciências, para que através do apoio a esta causa possamos contribuir para a concretização dos projetos e iniciativas da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, explicam os promotores.
O concerto estará a cargo da EPABI – Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Covilhã dirigida pelo Maestro Rogério Peixinho, tendo como solistas os músicos Francisco Luís Vieira, Bruno Silva, Tiago Leal e Susana Janeiro.
Os bilhetes custam 2,5 euros e podem ser adquiridos na Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde.
Programa