3. UBI assume presidência da AFTEBI

UBI assume presidência da AFTEBI

•   06 de maio de 2016

A Universidade da Beira Interior (UBI) assumiu na última semana a presidência da AFTEBI - Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior, que será dirigida pelo docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, Fernando Santos.

Ficheiro com o nome: aftebi_news

Garantir a continuidade dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) na região durante o atual quadro comunitário e garantir outras formas de financiamento da instituição são objetivos para o mandato.

Criada em 1997 sob a tutela do Ministério da Indústria, a AFTEBI tem dado resposta à necessidade de formar quadros intermédios para a indústria.

De acordo com Fernando Santos, a UBI reafirma ao assumir a responsabilidade de direção neste projeto “o seu compromisso com a região de formar profissionais para indústria”.

A AFTEBI, ao longo da sua existência, tem mantido um papel importante na dinamização dos CET, formações de nível pós-secundário que garantem uma qualificação profissional com conhecimentos técnicos de alto nível.

Promovem a aquisição de capacidades profissionais que o ensino regular “não garante”, lembra o docente da Faculdade de Engenharia, tendo características de proximidade geográfica, que fazem delas uma oferta importante.

“São um tipo de cursos que se não forem feitos na região acabam por não ser feitos noutro lugar, porque os alunos não se deslocam por causa destas formações”, salienta Fernando Santos.

A AFTEBI é uma associação privada de utilidade pública que reúne um amplo universo de parceiros, tendo como associados, além da UBI, instituições de Ensino Superior, autarquias, empresas e associações empresariais.

As várias formações especializadas que promove – de curta, média ou longa duração – têm sido desenvolvidas nas áreas têxtil, manutenção industrial, metalurgia, metalomecânica, energia, eletricidade, eletrónica, automação, qualidade, ambiente, segurança, gestão, informática, engenharia civil, turismo e sector alimentar.

•   UBI

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo