O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão tem abertas candidaturas para bolsas destinadas a licenciados portugueses, para cursos de pós-graduação em universidades japonesas. Os apoios ao desenvolvimento de estudos neste país asiático destinam-se ao próximo ano académico de 2017 e os interessados devem formular as candidaturas na Embaixada do Japão, até 30 de junho.
Os candidatos têm de ter nascido depois de 1982 e completado ou estarem a completar uma licenciatura por uma universidade. Não há restrições para áreas de estudo, desde que a área pretendida exista nas universidades japonesas.
A inscrição implica o preenchimento de um formulário, devidamente acompanhado da documentação requerida, que tem de ser entregue à Embaixada do Japão, em Lisboa. O formulário pode ser obtido online, ou através do sector cultural da representação nipónica, em território nacional.
As bolsas de Resarch Student podem ser de dois anos (a iniciar-se em abril de 2017 e terminando em março de 2019) ou de um ano e meio (entre outubro de 2017 e março de 2019).
A designação de Research Student aplica-se a todos os bolseiros do Governo do Japão quando ingressam neste programa, independentemente do estudo que pretendam desenvolver, no âmbito de mestrado, doutoramento ou curso profissional.
Mais informação
Embaixada do Japão
Regulamento