Duas dezenas de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) das áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão a receber formação de empreendedorismo. Organizados em quatro equipas de cinco elementos, os participantes começaram esta semana o programa pré-acelerador ICT Entrepreneur, organizado no âmbito do projeto europeu “ICT Entrepreneur - A European University-Business Alliance aiming to foster the entrepreneurial spirit of ICT students”. Tem financiamento do programa Erasmus+, na chave de ação “Cooperação para a Inovação e Partilha de Boas Práticas.
Os participantes vão receber formação de capacitação empreendedora, que permita acelerar ideias de negócio de base tecnológica. Além disso, os jovens poderão desenvolver as suas competências transversais e perceber como funciona o ambiente de trabalho de um empreendedor.
O programa está a ser implementado nos sete parceiros do consórcio, provenientes de cinco países da União Europeia: Chipre, Espanha, Portugal, Alemanha e Reino Unido. A equipa com a melhor ideia terá a oportunidade viajar para Nicósia, no Chipre, durante uma semana, e de a apresentar numa competição internacional, na presença de investidores e Business Angels.
A sessão de lançamento na UBI teve lugar na quarta-feira, 1 de junho, e contou com a presença do coordenador do projeto, Mário Raposo, e de Pedro Farromba, vice-presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa e diretor de expansão de Novos Negócios no grupo Prunus Avium, que participou na sessão como orador convidado. Dadas as boas vindas e inaugurando-se o projeto-piloto, arrancou o primeiro módulo da formação, intitulado “Accessing your entrepreneurial mindset”, com Arminda do Paço, docente do Departamento de Gestão e Economia.
No dia seguinte, o grupo teve oportunidade de fazer exercícios práticos de desenvolvimento das suas competências empreendedoras e partilhar da experiência de Pedro das Neves, CEO da IPS_Innovative Prison Systems e orador convidado nesta sessão.
O projeto
Financiado pela União Europeia, o projeto “A European University-Business Alliance aiming to foster the entrepreneurial spirit of ICT students” tem o objetivo de desenvolver uma formação inovadora que ajudará os estudantes e formados em TIC a desenvolver competências empreendedoras e a colocar o conhecimento em prática, para transformar os seus projetos académicos em ideias de negócio com sucesso. Promovido pelo docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) Mário Raposo e pelo técnico Pedro Serrão, envolve ainda os docentes do mesmo Departamento Arminda do Paço e João Ferreira.
A sua implementação foi iniciada em setembro de 2014, contemplando uma duração de três anos.
Mais informação
Website ICT Entrepreneur