Na 1ª Fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior 2016, a UBI regista mais uma vez um elevado número de colocados (1114), preenchendo 90% das vagas disponíveis (1240).
Os cursos mais procurados da instituição foram Medicina (último colocado com 177,7), Engenharia Aeronáutica (163,5) e Ciências Farmacêuticas (145,1), tendo 16 dos cursos aumentado a nota do último colocado quando comparado com o ano anterior.
Entre as chamadas "instituições do arco interior" (quatro universidades e sete politécnicos), a UBI destaca-se por ser a que coloca mais alunos e também a que apresenta melhor percentagem de preenchimento de vagas.
As matrículas dos novos alunos decorrem até à próxima sexta-feira e a instituição disponibiliza toda a informação necessária em http://www.ubi.pt/Pagina/novos_alunos. Aos estudantes da região que não necessitam alojamento recomenda-se que façam a sua matrícula on-line. Caso optem pela modalidade presencial, deverão fazê-lo a partir de quarta-feira.
A 2ª fase do concurso nacional começa a 12 de setembro e estende-se até dia 23. A UBI dispõe desde já de 126 vagas distribuídas por 11 cursos, entre os quais engenharias, com elevada taxa de empregabilidade. A estas vão ainda juntar-se as vagas dos alunos da 1ª fase que não se inscreverem.