3. Personalidades externas completam Conselho Geral da UBI

Personalidades externas completam Conselho Geral da UBI

•   21 de fevereiro de 2017

Órgão máximo da Universidade da Beira Interior, que vai eleger este ano o novo reitor, está completo.

Ficheiro com o nome: reitoria_outono

Estão escolhidas as oito personalidades externas que vão fazer parte do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI) nos próximos quatro anos. Este grupo, que tomará posse na próxima reunião do órgão, agendada para 6 de março, inclui elementos com conhecimentos profundos dos setores universitário e da investigação científica, empresarial, jornalístico, desportivo e social. São ainda personalidades familiarizadas com a UBI e a região onde se insere.

O grupo de conselheiros escolhidos pelos membros já eleitos no seio da academia inclui José Ferreira Gomes, Professor Catedrático Aposentado da Universidade do Porto que, entre 2013 e 2015, foi secretário de Estado do Ensino Superior.

Jorge Soares, diretor do programa Gulbenkian Inovar em Saúde desde 2009, apresenta também um currículo marcado pela experiência académica, nomeadamente no campo da saúde, tendo sido Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa.

Do setor empresarial da área tecnológica chega Paula Panarra, natural da Covilhã e nomeada, no final de 2016, diretora-geral da Microsoft Portugal. Licenciada em Engenharia Química-Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico, também trabalhou já noutra multinacional de relevo, a Procter & Gamble.

Carlos Coelho está ligado ao tecido industrial, ocupando o cargo de CEO da Celtejo, unidade que se dedica à produção de pasta de papel e que tem sido uma das parceiras da UBI no campo da interação com o tecido produtivo nacional. Também conhece a UBI como estudante, instituição onde concluiu o Mestrado em Engenharia dos Processos de Produção de Pasta para Papel, em 2005.

O empresário João Carvalho é outro representante de profissionais licenciados pela Universidade da Beira Interior, destacando-se como empresário de sucesso e renome, reconhecido nacional e internacionalmente. Presidente do Conselho de Administração da empresa FITECOM, empresa que fundou em 1993 e proprietário do maior produtor de vinho da região com Denominação de Origem Controlada da Beira Interior — Quinta dos Termos, é o presidente da Comissão Vinícola Regional da Beira Interior.

Anselmo Crespo, licenciado em Ciências da Comunicação pela UBI, é subdiretor da rádio TSF desde 2016, depois de ter estado 14 anos na SIC, onde foi coordenador do Jornal da Noite e editor de Política.

João Paulo Catarino, antigo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, é um profundo conhecedor da realidade da região, ocupando atualmente o cargo de coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Pedro Dias é atualmente diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol e tem uma carreira construída na gestão desportiva e formação académica. Teve papel ativo na Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que liderou entre 1993 e 1995.

Destes oito elementos, irá sair o presidente do Conselho Geral da UBI, que será eleito numa das próximas reuniões.

Desta forma fica completo o elenco de conselheiros, composto pelos 15 representantes dos professores e investigadores oriundos de todas as faculdades, pelos cinco representantes dos estudantes e pelo representante do pessoal não docente e investigador.

Data da última atualização: 2017-02-21