Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI e Escola Superior Pedagógica do Bengo tornam-se parceiras

UBI e Escola Superior Pedagógica do Bengo tornam-se parceiras

  • NOTÍCIA
  •   26 de maio de 2017  

A UBI vai aprofundar relações académicas, científicas e culturais com mais uma instituição angolana.

Ficheiro com o nome: novo

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), de Angola, estabeleceram esta sexta-feira, dia 26 de maio, um protocolo de cooperação que estabelece o início de um trabalho conjunto nos campos académico, científico e cultural.
 
O acordo assinado no país africano tem na sua base a ideia de que é importante “a colaboração entre comunidades científicas e instituições académicas, bem como da necessária internacionalização das práticas universitárias”, como é referido no texto do acordo. São ainda destacadas as afinidades e potencialidades de cooperação entre Angola e Portugal, uma ideia que tem sido defendida na UBI e servido de ponto de partida para as relações estabelecidas com instituições e organismos angolanos, bem como de outras nações da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
 
O protocolo rubricado em Angola pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, e o Diretor Geral da ESPB, João Boaventura Ima Panzo, estabelece como principais áreas de cooperação a realização de estudos e projetos de investigação, organização conjunta de eventos científicos (seminários, conferências, colóquios e aulas abertas), bem como a disponibilização de especialistas para a realização destes ou de outro tipo de atividades. Está ainda previsto o aproveitamento de sinergias, através do intercâmbio de informações estatísticas e de outra natureza.

O protocolo foi assinado no âmbito da visita realizada por António Fidalgo a Angola, que incluiu encontros com o ISTM - Instituto Superior Técnico Militar, e uma visita à VI região académica, organizada pelo ISCED-Huíla e pela Universidade Mandume ya Ndemufayo.

A UBI continua assim a criar pontes entre Portugal e  África, tendo já em 2017 estabelecido relações oficiais com o Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango e a Universidade Mandume ya Ndemufayo, ambas de Angola, e com a Universidade Amílcar Cabral (UAC), da Guiné-Bissau.

  •   UBI
Data da última atualização: 2017-05-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.