3. Estudantes de Informática dão formação na Guiné-Bissau

Estudantes de Informática dão formação na Guiné-Bissau

2017-09-21       UBI     UBI

A Missão Católica de Cumura recebeu dois alunos de Engenharia Informática.

Dois estudantes de Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) estiveram cerca de duas semanas na Missão Católica de Cumura, na Guiné-Bissau, com o objetivo de dinamizarem formação na sua área. A presença no país terminou há cerca de duas semanas, tendo Igor Matias e Paulo Silva realizado ações que vão continuar dentro de alguns meses.

Durante a presença na Missão, os estudantes dinamizaram a formação inicial em informática a professores da Escola de Cumura. Posteriormente a ação será alargada aos alunos da mesma escola. Está ainda prevista a realização de apoio remoto permanente, assegurado por alunos de Engenharia Informática, combinado com formação presencial a cada trimestre.

A presença dos dois estudantes decorreu em colaboração com o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), O Mundo da Carolina, e a UBI.

Esta foi mais uma ação de elementos da Universidade na Missão de Cumura, entidade com a qual têm sido estreitados laços de cooperação, à semelhança do que acontece com outros países lusófonos.

A cooperação da UBI com a histórica Missão Católica de Cumura, iniciado em 2016 através do projeto Okamba, permitiu até agora o desenvolvimento da unidade escolar e a integração de alunos de Medicina, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Informática nas atividades da missão. Permitiu ainda a vinda de estudantes guineenses formados na escola de Cumura para realizarem a sua licenciatura em Portugal.

Prevê-se ainda o crescimento desta cooperação com o desenvolvimento de parcerias com outras ONGs presentes no país. São o caso das associações VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) e AIDA (Ayuda, Intercambio y Desarrollo), cuja presença na Guiné-Bissau tem demonstrado significativos resultados ao nível da saúde comunitária, desenvolvimento rural e educativo, segurança alimentar e nutrição.

Data da última atualização: 2017-09-21