3. Estudantes de Informática dão formação na Guiné-Bissau

Estudantes de Informática dão formação na Guiné-Bissau

•   21 de setembro de 2017

A Missão Católica de Cumura recebeu dois alunos de Engenharia Informática.

Ficheiro com o nome: Cumura2

Dois estudantes de Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) estiveram cerca de duas semanas na Missão Católica de Cumura, na Guiné-Bissau, com o objetivo de dinamizarem formação na sua área. A presença no país terminou há cerca de duas semanas, tendo Igor Matias e Paulo Silva realizado ações que vão continuar dentro de alguns meses.

Durante a presença na Missão, os estudantes dinamizaram a formação inicial em informática a professores da Escola de Cumura. Posteriormente a ação será alargada aos alunos da mesma escola. Está ainda prevista a realização de apoio remoto permanente, assegurado por alunos de Engenharia Informática, combinado com formação presencial a cada trimestre.

A presença dos dois estudantes decorreu em colaboração com o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), O Mundo da Carolina, e a UBI.

Esta foi mais uma ação de elementos da Universidade na Missão de Cumura, entidade com a qual têm sido estreitados laços de cooperação, à semelhança do que acontece com outros países lusófonos.

A cooperação da UBI com a histórica Missão Católica de Cumura, iniciado em 2016 através do projeto Okamba, permitiu até agora o desenvolvimento da unidade escolar e a integração de alunos de Medicina, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Informática nas atividades da missão. Permitiu ainda a vinda de estudantes guineenses formados na escola de Cumura para realizarem a sua licenciatura em Portugal.

Prevê-se ainda o crescimento desta cooperação com o desenvolvimento de parcerias com outras ONGs presentes no país. São o caso das associações VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) e AIDA (Ayuda, Intercambio y Desarrollo), cuja presença na Guiné-Bissau tem demonstrado significativos resultados ao nível da saúde comunitária, desenvolvimento rural e educativo, segurança alimentar e nutrição.

•   UBI
Data da última atualização: 2017-09-21