3. António Luciano Costa nomeado Bispo de Viseu

António Luciano Costa nomeado Bispo de Viseu

•   03 de maio de 2018

Papa indicou o antigo Capelão da UBI para assumir a Diocese de Viseu.

Ficheiro com o nome: Padre Luciano 01

O primeiro Capelão da Universidade da Beira Interior (UBI), António Luciano dos Santos Costa, foi nomeado Bispo de Viseu pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 3 de maio, pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Luciano Costa é natural de Seia (freguesia de Sandomil), onde nasceu em 1952. Depois de ter frequentado a escola primária de Corgas e o colégio de N.ª Sr.ª da Conceição, em São Romão, ingressou na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, e trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade da mesma cidade. Após cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções na mesma unidade hospitalar, completando a formação em Enfermagem, refere a CEP. Em outubro de 1989, iniciou funções de professor de Teologia Moral no Seminário Maior da Guarda e de Deontologia Profissional e Ética na Escola de Enfermagem, funções que exerceu até 2011.

Enquanto pároco teve responsabilidade em várias paróquias do arciprestado da Guarda e depois no da Covilhã. Atualmente era vigário episcopal para o clero da Diocese da Guarda.

Faz também parte da história da UBI pelo trabalho desenvolvido a partir de janeiro de 1997, que levou à criação da Capelania da Universidade da Beira Interior, que assumiu até 2009. Desde então, prestou serviço como docente na Faculdade de Ciências da Saúde, nos módulos de Arte da Medicina, Ética Médica e Bioética, funções que exerceu até finais de 2016.

António Luciano dos Santos Costa vai suceder na liderança da Diocese de Viseu a Ilídio Leandro, que em 2017 pediu a resignação por motivos de doença.

Foto: Jornal A Guarda.

•   UBI