Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Startup Portugal+

Startup Portugal+

  • NOTÍCIA
  •   10 de julho de 2018  

Governo lança novas medidas de apoio ao empreendedorismo

Ficheiro com o nome: Startup

 

Além da consolidação de 5 medidas do programa original, são lançadas 20 novas medidas.

Startup Voucher

Apoio destinado ao desenvolvimento de projetos em fase da ideia. Prevê atribuição de diversas ferramentas técnicas e financeiras para a criação de novas empresas inovadoras por empreendedores dos 18 aos 35 anos.

Novidade: Novo aviso de candidaturas aberto a 9 de julho 2018 para 400 vagas. Pela primeira vez está aberto a projetos da região de Lisboa. Haverá 2 avisos por ano.

 

Programa Momentum

Apoio destinado a recém-graduados e finalistas do Ensino Superior que tenham beneficiado de bolsas de ação social durante o curso e que, no final dos estudos, queriam desenvolver uma ideia de negócio.

Novidade: O número de projetos apoiados no âmbito deste programa aumentará para cerca de 50 por ano.

 

Vale de Incubação

Apoio a empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras certificadas. Os apoios incluem serviços de gestão, marketing, assessoria e apoio jurídico, apoio à digitalização proteção da propriedade intelectual e apoio a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação.

Novidade: Candidaturas passam a estar abertas em contínuo, a partir de Julho de 2018. O valor máximo do vale sobe de 5.000 para 7.500 euros, exceto em Lisboa.

Missões de apoio à Internacionalização

Apoio à participação de startups portuguesas em grandes eventos de tecnologia internacionais e nas comitivas oficiais de visitas de Estado ao estrangeiro com membros do Governo. Pretende-se promover a visibilidade das startups nacionais no estrangeiro e de Portugal como país inovador.

Próximas missões/eventos 2018: Alemanha, Brasil, Reino Unido, TechCrunch (setembro), SLUSH — Helsínquia (dezembro), TechCrunch — Berlim (dezembro). http://startupportugal.com/mabroad/

 

Road 2 Web Summit

Apoiar e preparar as startups portuguesas para que maximizem a participação no maior evento de empreendedorismo tecnológico do mundo.

Em 2018: o número de startups portuguesas a participar no Road 2 Web Summit sobe para 200. Os bootcamps de preparação passam também a estar abertos a grandes empresas e PME portuguesas.

 

Startup Hub

Criar uma plataforma digital de mapeamento de startups e incubadoras nacionais, que inclui informação sobre os apoios disponíveis para o ecossistema. A plataforma permitirá ainda aproximar startups e grandes empresas, através do Pitch Voucher.

 

Pitch Voucher

O Pitch Voucher promove o fortalecimento da relação entre startups e grandes empresas. Através da plataforma Startup Centre, as empresas podem lançar desafios tecnológicos e as startups podem responder com soluções inovadoras.

Formação para Empreendedores

Cursos destinados a empreendedores e suas equipas, comparticipados a 90% através dos fundos do COMPETE. Esta medida permite aumentar a oferta formativa das incubadoras e responder às necessidades identificadas pelos empreendedores, capacitando-os para o desenvolvimento de negócio numa startup.

Objectivo: 1200 formandos.

 

InovGov

Aproximar as startups do setor público, promover os seus serviços e produtos junto de gestores públicos e divulgar junto das startups como aceder e concorrer a concursos públicos em diferentes áreas de negócio.

 

Open Kitchen Labs

Disponibilização das instalações e equipamentos da rede de 12 Escolas de Turismo em todo o país a startups que pretendam fazer testes e ensaios de produtos, serviços e conceitos na área da restauração.

 

InovComércio

Lançamento de concursos para apresentação de projetos de empreendedorismo na área do comércio, que contribuam para estimular a inovação no sector.

 

Energy Challenge

Financiamento de startups de base tecnológica para desenvolverem ideias e projetos inovadores na área da energia, que ajudem a resolver desafios existentes e tenham forte potencial de mercado e de internacionalização. Focado no desenvolvimento inicial de soluções tecnológicas inovadoras nas áreas das energias renováveis e eficiência energética (medição, gestão, tecnologias de redução de consumo, materiais) e da geração a partir de fontes renováveis. Apoio nas áreas de elaboração de planos de negócio, análise de risco, proteção de propriedade intelectual, desenvolvimento de protótipos laboratoriais ou atividades de certificação e marcação. O financiamento previsto está entre 20 e 50 mil euros por projeto, não reembolsáveis.

 

Fundos de Coinvestimento internacional

Criação de um fundo de coinvestimento internacional para promover a domiciliarão de fundos de capital de risco em Portugal, com origem em instituições multilaterais internacionais. O fundo assegura uma contrapartida pública que, em conjunto com o investimento privado, permita atingir um coinvestimento até 50 milhões de euros.

 

Linha ADN Startup

Criação de uma linha de apoio financeiro para startups e microempresas com menos de 4 anos e um mínimo de 15% de capitais próprios. Dotação de 10 milhões de euros. Financiamento máximo por empresa de 50 mil euros, podendo atingir o dobro em condições específicas. O prazo das operações apoiadas pode ir até 8 anos. O período de carência de capital pode ir até 24 meses. A linha inclui mecanismos de contra-garantias prestados através das sociedades portuguesas de garantia mútua.

 

KEEP- Key Employee Engagement Program

Incentivo fiscal para apoiar a retenção de trabalhadores em empresas tecnológicas com menos de 6 anos. Os trabalhadores que detenham participações em capital da empresa, obtidas através de um prémio salarial ou por aquisição individual, e que obtenham ganhos resultantes dessas participações, vêem esses ganhos isentos em sede de IRS.

Instrumentos de coinvestimento com incubadoras e aceleradoras

Criação de linhas de cofinanciamento com incubadoras e aceleradoras, num modelo idêntico às linhas desenvolvidas para coinvestir com Business Angels e Capitais de Risco. Este mecanismo facilita o acesso a capital por parte dos empreendedores e fomenta o aparecimento de incubadoras que partilham do sucesso das startups.

 

Capital + aceleração

Criação de uma linha de financiamento a operações de entrada em capital para acelerar o crescimento das startups. Linha gerida pela IFD. Prevê que as operações de investimento em capital nas startups possam ser revertidas, com a transformação das participações em empréstimo a médio e longo prazo, utilizando um esquema fixo de reembolsos. Através desta linha as startups garantem um empréstimo que poderão amortizar a médio prazo, recuperando assim as participações no capital da empresa.

 

Linhas de financiamento para projetos tecnológicos no Turismo

Criação de financiamento para projetos tecnológicos no Turismo, particularmente soluções inovadoras na área da digitalização de experiências turísticas e projetos baseados em realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. Está prevista uma linha de apoio à Digitalização no Turismo, no âmbito do Programa Valorizar. A Portugal Ventures lançará a call de capital de risco Turismo Tech.

 

Call MVP — Minimum Viable Products

Lançamento de uma call pela Portugal Ventures para projetos de novas ideias, tecnologias, produtos ou serviços que prevejam a criação de um MVP e sua comercialização no mercado global. São privilegiadas as áreas de Digital (Enterprise, Cibersecurity, Networks, Artificial Intelligence, AR/VR, Marketplaces, Blockchain e IoT) e Engineering & Manufacturing (New Materials, Electronics, Robotics, Cleantech, Agrotech, SeaTech). Os projetos selecionados beneficiarão de investimento que pode ir de 300 mil até 1 milhão de euros.

 

METRO Accelerator for Hospitality powered by Techstars

Lançamento de um programa de aceleração internacional com a Techstars focado na utilização de tecnologia no setor da hospitalidade (alojamento & restauração). O METRO Accelerator é um programa intensivo que envolve consultoria, aprendizagem conjunta, teste de produto e mentoria para desenvolvimento de negócio e atração de mais investimento. Permite o acesso das startups participantes a mais de 500 restaurantes e hotéis para testar e validar os seus produtos ou serviços e à rede de investidores internacionais do Techstars.

 

Espaço Empresa para startups

Criação de um ponto de atendimento para empreendedores estrangeiros com atendimento bilingue (português e inglês), assegurando um processo de criação da empresa simples e rápido. Este espaço funciona como um ponto de informação centralizada sobre todo o tipo de apoios existentes para o ecossistema de empreendedorismo.

 

Tech Visa

Criação de um visto para empresas tecnológicas e inovadoras, inseridas no mercado global, que pretendam atrair quadros altamente qualificados de países não inseridos no Espaço Schengen. A análise da elegibilidade e do mérito das empresas candidatas é da responsabilidade do IAPMEI. O Tech Visa dispensa os candidatos de entrevista em Embaixada/Consulado português no país de origem para obtenção do visto de residência.

 

Hackathons no Comércio e Turismo

Realização de hackathons para acelerar a transformação digital nos setores do Comércio e Turismo, chamando as startups portuguesas e estrangeiras a resolver desafios tecnológicos identificados nestes setores e aumentando a visibilidade e reconhecimento das startups.

 

Centro de Inovação no Turismo

Criação de um centro para dinamizar a inovação no turismo, envolvendo os diversos stakeholders nacionais e internacionais do setor. Terá como missão apoiar o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital. No seio do Centro de Inovação será um implementada a Digital Tourism Academy — um programa de capacitação das empresas para o digital — e uma incubadora de empresas especializadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor do Turismo.

 

Think Tank de apoio ao Mercado Único Digital para a Europa

Criação de um think tank para analisar e desenhar medidas para ajudar as startups a escalarem dentro do mercado europeu, acelerar significativamente a criação do Mercado Único Digital (DSM) e afirmar Portugal na liderança de uma política inovadora para o empreendedorismo digital na Europa. A associação Startup Portugal ficará responsável por moderar e promover o diálogo com os principais parceiros em Bruxelas e nos Estados Membros da UE, nomeadamente com as principais associações de startups europeias. Este grupo irá propor novas medidas para facilitar a internacionalização de startups dentro da Europa, para modernizar a indústria (Indústria 4.0) e promover mais e melhor acesso a um mercado único de mais de 500 milhões de pessoas.

Data da última atualização: 2018-07-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.