3. UBI e AICEP criam curso para ajudar à internacionalização das empresas

UBI e AICEP criam curso para ajudar à internacionalização das empresas

•   22 de fevereiro de 2019

A formação no setor das exportações designada “Export Advance Covilhã” será o primeiro curso promovido pela escola de formação avançada UBIExecutive.

Ficheiro com o nome: aicepproto2

A concretização desta formação é resultado da parceria estabelecida entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), assinada na quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

“Export Advance Covilhã” é um curso não conferente de grau académico, terá início em março e assume-se como a primeira formação desta índole que a AICEP desenvolve fora de Lisboa e do Porto. As inscrições estão abertas até 21 de março.

Trata-se de uma oferta formativa que tem como público-alvo o tecido empresarial, juntando as componentes académica e prática.

Pretende fornecer às empresas um conjunto de ferramentas que ajudem à internacionalização e contribuir para colmatar as maiores dificuldades sentidas nesse processo, através da capacitação de recursos humanos.

Fazem parte dos conteúdos programáticos módulos sobre a inovação empresarial, o marketing e as formas de entrada em mercados externos, a logística e distribuição internacional, bem como a viabilidade económico-financeira para as empresas.

A assinatura do protocolo entre a UBI e a AICEP foi apadrinhada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que destacou a importância da qualificação dos recursos humanos: “É um dos aspetos centrais para que Portugal possa dar o salto no domínio da internacionalização da economia”.

O Reitor da UBI, António Fidalgo, chamou a atenção do papel que a instituição tem como parceira interventiva na economia regional e destacou que esta formação se enquadra numa estratégia de “criar uma oferta específica para as necessidades do quadro empresarial da região”.

João Dias, administrador da AICEP, destacou o facto de a formação estar a ser promovida pela primeira vez no Interior do país e mostrou-se confiante na sua mais-valia.

“Empresas que fazem este tipo de preparação reduzem substancialmente o risco e o custo no seu processo de internacionalização e evitam mais facilmente alguns desaires que custam muito caro”, salientou.

Informação sobre o curso e inscrições

Data da última atualização: 2019-02-22