3. Cavaco Silva na UBI para falar da construção europeia e do futuro do Euro

Cavaco Silva na UBI para falar da construção europeia e do futuro do Euro

•   21 de março de 2019

O ex-Presidente da República participa numa conferência marcada para 27 de março, no Anfiteatro das Sessões Solenes.

Ficheiro com o nome: cavaco_silva_ue

Aníbal Cavaco Silva estará na Universidade da Beira Interior (UBI), no dia 27 de março, para falar sobre os temas da União Europeia e da moeda única. O ex-Presidente da República e antigo Primeiro-Ministro de Portugal será o principal interveniente da conferência que tem como título “A singularidade da construção europeia e o futuro do euro”. A sessão realiza-se no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I) e tem início às 16h30.

A conferência organizada pela UBI representa uma oportunidade de ouvir o testemunho de uma das figuras incontornáveis da política portuguesa dos últimos 40 anos. Além disso, fará uma intervenção em duas áreas nas quais foi um interveniente ativo, pelo papel que teve no plano da integração de Portugal ainda na Comunidade Económica Europeia (CEE) e na chefia do Governo durante os primeiros anos de participação portuguesa no projeto europeu.

Cavaco Silva foi Primeiro-Ministro entre 1985 e 1995, altura em que Portugal se torna membro de facto da CEE (1 de janeiro de 1986), com a responsabilidade de conduzir negociações de índole diversa com os parceiros da Comunidade e gerir os fundos de coesão. Participou ainda em algumas grandes decisões que envolveram, por exemplo, o Tratado de Maastricht, e na adesão do escudo ao Sistema Monetário Europeu, criando condições para a integração de Portugal no primeiro grupo de países da moeda única.

Aníbal Cavaco Silva nasceu em 1939, em Boliqueime, no concelho de Loulé. O seu percurso académico inclui a obtenção da Licenciatura em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), do Doutoramento em Economia, pela Universidade de York (Reino Unido), tendo sido docente do ISCEF, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa.

Antes de ocupar o cargo de chefe de Governo, foi Ministro das Finanças e do Plano em 1980-81, no Governo do Primeiro-Ministro Francisco Sá Carneiro. Presidiu ao Partido Social Democrata (PSD) entre maio de 1985 e fevereiro de 1995.

•   UBI
Data da última atualização: 2019-03-21