3. Docente da UBI edita “Adaptação Cinematográfica”

Docente da UBI edita “Adaptação Cinematográfica”

•   23 de julho de 2020

Novo livro de João de Mancelos, da Faculdade de Artes e Letras da UBI.

Ficheiro com o nome: adaptacao-cinematografica2

“Adaptação Cinematográfica” é o título do novo livro de João de Mancelos, docente na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. A obra contou com a revisão científica de Ana M. M. Santos.

João de Mancelos possui obra na área do ensaio, poesia e narrativa. Entre os seus livros destacam-se As fadas não usam batom (2.ª ed.), Introdução à escrita criativa (5.ª ed.), Manual de Guionismo (2.ª ed.), O pó da sombra (esgotado) e Luzes distantes, vozes perdidas. Contos seus foram adaptados a teatro e venceu numerosos prémios literários.

SINOPSE
Metade dos filmes realizados no ocidente constituem adaptações de obras literárias. Na base deste fenómeno encontram-se motivos quer de ordem comercial, quer artística: se o texto escrito teve êxito, o filme talvez o possa repetir. Neste livro, João de Mancelos analisa adaptações cinematográficas de diversas narrativas: um mito, uma parábola bíblica, contos tradicionais e modernos, um romance e bandas desenhadas. Deste estudo, ressuma que a adaptação é um processo delicado, implicando vários riscos, mas também desafios à criatividade de guionistas e realizadores.

- Kane, um narcisista com O mundo a seus pés
- “Tem calma! O barco é grande!” O dilúvio em 2012, de Roland Emmerich
- Quem despertou a Bela Adormecida? O conto tradicional num filme de Julia Leigh
- Sombra e fogo: Metzengerstein, de Edgar Allan Poe, adaptado por Roger Vadim