3. Embaixada de França em Portugal disponível para colaborar com UNITA

Embaixada de França em Portugal disponível para colaborar com UNITA

24 de julho de 2020

A representação francesa manifesta recetividade para cooperar através dos programas de mobilidade que tem disponíveis. A embaixadora elogia ainda o consórcio UNITA porque acredita que vai contribuir para desenvolver as zonas de montanha.

A UNITA - Universitas Montium, consórcio internacional criado pela Universidade da Beira Interior (UBI), juntamente com cinco instituições de Ensino Superior europeias, conta com a recetividade do Estado francês para apoiar o aprofundamento da cooperação entre as entidades envolvidas.

Numa carta enviada ao Reitor da UBI, António Fidalgo, a Embaixada de França em Portugal manifesta disponibilidade para ajudar na cooperação com as francesas Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université de Savoie Mont-Blanc, principalmente “no que diz respeito à mobilidade de estudantes para França, a organização de programas/cursos comuns, a dinâmica de projetos de investigação ou qualquer outra iniciativa”.

A Embaixada refere que dispõe de instrumentos como o programa Hubert Curien “PESSOA”, o programa “Cotutelas PESSOA”, as Bolsas do Governo Francês, os recursos de Campus France Portugal ou ainda da plataforma France Alumni Portugal, destinada a agregar a comunidade dos estudantes portugueses que tenham feito parte ou toda a sua formação em França.

A carta, assinada por Florence Mangin, embaixadora de França em Portugal, elogia o projeto UNITA, que “contribuirá para colocar em destaque os valores europeus, especialmente as ligações entre território e academia das zonas de montanha, assim como a partilha de línguas de cultura romana”, felicitando a UBI pela escolha da UNITA pela Comissão Europeia para ser uma Universidade Europeia.

A UNITA é uma parceria entre a UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Estas academias vão criar um campus transnacional que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários.

O consórcio foi selecionado pela União Europeia para integrar o projeto Universidades Europeias, passando a fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu. Desta forma, a UBI integra a estratégia da União Europeia, que tem como finalidade aumentar a competitividade do Ensino Superior no espaço da UE, aprofundando a cooperação entre as instituições, os seus estudantes e pessoal, partilhando recursos físicos, cursos, conhecimentos especializados, dados e infraestruturas.

•   UBI
Data da última atualização: 2020-07-24