Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Embaixada de França em Portugal disponível para colaborar com UNITA

Embaixada de França em Portugal disponível para colaborar com UNITA

  24 de julho de 2020  

Img:

A representação francesa manifesta recetividade para cooperar através dos programas de mobilidade que tem disponíveis. A embaixadora elogia ainda o consórcio UNITA porque acredita que vai contribuir para desenvolver as zonas de montanha.

A UNITA - Universitas Montium, consórcio internacional criado pela Universidade da Beira Interior (UBI), juntamente com cinco instituições de Ensino Superior europeias, conta com a recetividade do Estado francês para apoiar o aprofundamento da cooperação entre as entidades envolvidas.

Numa carta enviada ao Reitor da UBI, António Fidalgo, a Embaixada de França em Portugal manifesta disponibilidade para ajudar na cooperação com as francesas Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université de Savoie Mont-Blanc, principalmente “no que diz respeito à mobilidade de estudantes para França, a organização de programas/cursos comuns, a dinâmica de projetos de investigação ou qualquer outra iniciativa”.

A Embaixada refere que dispõe de instrumentos como o programa Hubert Curien “PESSOA”, o programa “Cotutelas PESSOA”, as Bolsas do Governo Francês, os recursos de Campus France Portugal ou ainda da plataforma France Alumni Portugal, destinada a agregar a comunidade dos estudantes portugueses que tenham feito parte ou toda a sua formação em França.

A carta, assinada por Florence Mangin, embaixadora de França em Portugal, elogia o projeto UNITA, que “contribuirá para colocar em destaque os valores europeus, especialmente as ligações entre território e academia das zonas de montanha, assim como a partilha de línguas de cultura romana”, felicitando a UBI pela escolha da UNITA pela Comissão Europeia para ser uma Universidade Europeia.

A UNITA é uma parceria entre a UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Estas academias vão criar um campus transnacional que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários.

O consórcio foi selecionado pela União Europeia para integrar o projeto Universidades Europeias, passando a fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu. Desta forma, a UBI integra a estratégia da União Europeia, que tem como finalidade aumentar a competitividade do Ensino Superior no espaço da UE, aprofundando a cooperação entre as instituições, os seus estudantes e pessoal, partilhando recursos físicos, cursos, conhecimentos especializados, dados e infraestruturas.

Partilhar

  •   UBI
Data da última atualização: 2020-07-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.