3. Acreditação de seis anos para o 1.º Ciclo em Psicologia

Acreditação de seis anos para o 1.º Ciclo em Psicologia

•   27 de julho de 2020

A3ES aprova pelo período máximo a licenciatura que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O curso de 1.º Ciclo em Psicologia da Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditado pelo Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período máximo de seis anos.

A diretora desta licenciatura do Departamento de Psicologia e Educação (DPE), Cláudia Mendes Silva, salienta que, durante a avaliação que esteve na base da acreditação, a Comissão de Avaliação Externa destacou diversos pontos fortes. “Sublinhou a qualidade pedagógica dos docentes, bem como a qualidade da relação professor-alunos que emerge como um contributo claro para o sucesso e bem-estar académico dos estudantes, bem como a qualidade dos recursos físicos disponíveis e o bom funcionamento dos mecanismos de garantia da qualidade”, refere a docente do DPE.

A licenciatura, que faz parte da oferta formativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, funciona com objetivos definidos a partir do Modelo de Competências do Certificado Europeu de Psicologia – Europsy. Visa proporcionar uma formação sólida de base em vários domínios da psicologia, abordando as principais teorias e procedimentos desta área.

O ensino-aprendizagem destaca-se pelo dinamismo, pela implementação de estratégias ativas, pela utilização de novas tecnologias e possibilidade de colaboração em programas internacionais e projetos de investigação. Outro dos aspetos centrais no curso é a preparação dos estudantes para “contextos” psicológicos que exigem cada vez mais adaptabilidade, inovação, auto-atualização, gestão de informação, investigação e experiências internacionais.

Os alunos beneficiam ainda da introdução à investigação científica, que favorece aqueles que optam por prosseguir para um curso de 2º Ciclo, num ramo mais específico da psicologia. Após a conclusão do Mestrado, que podem também realizar na UBI, os diplomados terão acesso à profissão de psicólogo.

O 1.º Ciclo em Psicologia está disponível no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, sendo necessário apresentar uma das seguintes provas de ingresso: “Biologia e Geologia”; ou “Matemática Aplicada às Ciências Sociais”; ou “Português”.

1.º Ciclo em Psicologia

Data da última atualização: 2020-07-27