3. Kick Off Meeting da UNITA – Universitas Montium dá início às ações do consórcio

Kick Off Meeting da UNITA – Universitas Montium dá início às ações do consórcio

•   04 de novembro de 2020

A apresentação e início do projeto estão agendadas para sexta-feira, 6 de novembro, em modo online. De tarde, será aberto a toda a comunidade, que poderá assim conhecer o consórcio que junta seis academias europeias reunidas em tornos de desafios comuns.

Ficheiro com o nome: save_date_fb

Está agendado para dia 6 de novembro o Kick Off Meeting do consórcio UNITA – Universitas Montium, um dos projetos apoiados pela Comissão Europeia com o objetivo de modernizar o Ensino Superior da União Europeia. Os trabalhos vão decorrer online, ao longo do dia, com a parte de tarde aberta a toda a comunidade. Assista à sessão aqui.

O programa da manhã prevê a apresentação e discussão das ações a serem desenvolvidas em 2020-21.

De tarde, a partir das 15h00, será feita uma apresentação pública do projeto que envolve seis universidades de Espanha, França, Itália, Portugal e Roménia.

Os trabalhos vão centrar-se nos temas relacionados com a transformação do Ensino Superior através do projeto Universidades Europeias e, diretamente relacionado com a UNITA, serão dados a conhecer os coordenadores e as áreas-chave do consórcio: a Universidade Europeia participativa e inclusiva; Educação e Mobilidade; Investigação e Desenvolvimento para os territórios; Multilínguas; as perspetivas das populações de montanha sobre a cidadania europeia; o campus interuniversitário; e disseminação e sustentabilidade.

Segue-se o debate final entre os parceiros e o encerramento, às 17h45.

A UNITA é uma parceria entre a Universidade da Beira Interior, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Têm em comum estarem situadas em zonas de montanha, junto a fronteiras dos seus países, onde se falam línguas que têm o Latim como base.

O consórcio foi selecionado pela União Europeia para integrar o projeto Universidades Europeias, passando a fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu. A estratégia da União Europeia tem como finalidade aumentar a competitividade do Ensino Superior no espaço da UE, aprofundando a cooperação entre as instituições, os seus estudantes e pessoal, partilhando recursos físicos, cursos, conhecimentos especializados, dados e infraestruturas.

•   UBI
Data da última atualização: 2020-11-04