Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Elisa Calado Pinheiro escolhida como mulher de referência na Covilhã

Elisa Calado Pinheiro escolhida como mulher de referência na Covilhã

  • NOTÍCIA
  •   16 de março de 2021  

A Câmara da Covilhã escolheu a fundadora do Museu de Lanifícios como uma das mais importantes mulheres da história recente da cidade.

Ficheiro com o nome: elisa_pinheiro

 

Elisa Calado Pinheiro, grande impulsionadora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) e docente aposentada da academia, é a escolha da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), no âmbito da iniciativa “Ser referência. SER MULHER”.

O desafio foi lançado pela Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas do Distrito de Castelo Branco, por altura das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março.

O presidente da CMC, Vítor Pereira, considera Elisa Calado Pinheiro, “notável investigadora nas áreas de história da indústria, museologia e património industrial” e “um grande vulto da cultura.

O autarca destaca que, ao longo da sua admirável carreira, (re)construiu as memórias do património industrial da Covilhã e fundou o Museu dos Lanifícios.

“Profunda conhecedora de um espólio fabril que é único em Portugal, integra o conselho consultivo da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da Unesco. Elisa Pinheiro é uma mulher ilustre, referência que, ao resgatar a história da Covilhã, escreveu já o seu nome nela”, acrescenta o autarca, texto publicado pelo Museu dos Lanifícios, para homenagear a sua fundadora.

A também docente aposentada da UBI Maria Antonieta Garcia foi escolhida pela Câmara do Fundão e a Câmara de Castelo Branco elegeu Eugénia André, diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e docente da Faculdade de Ciências da Saúde.
Data da última atualização: 2021-03-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.