3. UBI integra CONNECT5 classificado como Polo de Inovação Digital

UBI integra CONNECT5 classificado como Polo de Inovação Digital

16 de julho de 2021

A estrutura composta por 12 entidades especializadas nas áreas das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica vai ser candidata à Rede Europeia.

O Pólo de Inovação Digital – CONNECT5 foi reconhecido como Polo de Inovação Digital para integração na Rede Nacional e é candidato à Rede Europeia. A estrutura que tem a participação da Universidade da Beira Interior (UBI) vai agora entrar num concurso específico no âmbito do Programa Europa Digital, a abrir pela Comissão Europeia. Na UBI, estão envolvidos os docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Eletromecânica José Páscoa, em modelação multifísica computacional, António Espírito Santo, em sensores, e Fernando Santos, na fábrica digital.

O CONNECT5 apresenta a área da conetividade como foco e é composto por 12 entidades especializadas nas áreas das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica. Fazem parte o cluster TICE.PT, os centros de interface CeiiA e Instituto de Telecomunicações, o Colab DTx e as instituições de Ensino Superior Universidade de Aveiro, UBI, Universidade de Coimbra, Universidade de Minho, Universidade de Porto, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viseu e o Politécnico de Leiria.

O reconhecimento do CONNECT5 como Pólo de Inovação Digital teve lugar no dia 25 de junho.

O CONNECT5 é composto por alguns dos principais atores nas áreas das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE) a nível nacional, reunindo um conjunto relevante de infraestruturas, conhecimentos técnico-científicos e ligações a um vasto número de empresas do setor, acrescidos de associações empresariais de referência. Esse conjunto irá permitir aprofundar e transmitir know-how ao nível da transformação digital das PME e administração pública, alavancados nas tecnologias digitais, nomeadamente no 5G, Cloud, IoT, BigData/analítica e sistemas ciberfísicos e suportados em áreas de conhecimento como a Inteligência Artificial (IA), a Computação de Alto Desempenho e a Cibersegurança.

O acelerar da transformação digital das PMEs e da administração pública contará com a contribuição para a sua competitividade. Em particular esta transformação digital será potenciada, entre outros, através da implementação de sistemas ciberfísicos, capazes de serem interligados por redes que suportam a massificação expectável destes sistemas, como é o caso do 5G, apoiados por tecnologia avançada de Inteligência Artificial, computação de alto desempenho e sistemas cloud.

O CONNECT5 apresenta-se como fundamental para o avanço significativo de um vasto conjunto extenso de entidades, face à atual realidade empresarial, ao representar um marco na futura dinamização de negócios, desenvolvimento de novas soluções e agilização de processos.

Os Polos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção das tecnologias digitais por parte das empresas e da administração pública, contribuindo para o aumento da competitividade dos seus processos, produtos e serviços.

A rede de Polos de Inovação Digital reconhecidos estará interligada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs, a dinamizar pela Comissão Europeia, no âmbito dos programas-quadro europeus para 2021 -2027.

A estratégia operacional do CONNECT5 possibilita a transferência de competências fundamentais à expansão e transformação digital dos clientes alvo dos serviços do CONNECT5, bem como a criação e reforço de cadeias de valor na UE, essenciais à competitividade e coesão social a nível nacional e europeu.

Connect5

Data da última atualização: 2021-07-16