3. UBI em atividades da Noite Europeia dos Investigadores na região

UBI em atividades da Noite Europeia dos Investigadores na região

24 de setembro de 2021

Investigadores da UBI participam em atividades que decorrem na Covilhã e Figueira de Castelo Rodrigo.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida nas comemorações da “Noite Europeia dos Investigadores”, através da participação de elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde e do LabCom - Comunicação e Artes. Covilhã e Figueira de Castelo Rodrigo são as localidades onde a UBI marca presença em eventos que decorrem esta sexta-feira, 24 de setembro.

Na Covilhã, com organização do CICS-UBI, unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI), a data é integrada no programa da 14ª edição do Festival da Cherovia, que acontece no centro histórico da Covilhã, a partir das 19h00. Em caso de tempo incerto, decorre na sede da Banda da Covilhã, na zona do Jardim Público.

O projeto passa pelos investigadores levarem uma imagem da sua investigação e interpelarem o público sobre o que veem e explicar o que fazem. Desta forma o CICS-UBI pretende aproximar os investigadores e as suas investigações da sociedade, promovendo verdadeiras oportunidades para que as comunidades partilhem as suas preocupações e expectativas sobre a Investigação, Ciência e as principais descobertas que acontecem na UBI/Covilhã.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, vão participar investigadores do LabCom, numa iniciativa designada “Conversas para o futuro e mais além”. Também a docente da Faculdade de Ciências, Sandra Soares, participa na atividade.
Aproximar jovens estudantes da ciência, tecnologia e inovação é o objetivo do programa promovido pela Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a UBI.

A iniciativa arranca esta sexta-feira, dia 24 de setembro, envolve mais de 250 alunos, e conta com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e de 15 investigadores de todo o país. Durante as conversas, os participantes têm a oportunidade de trocar ideias, de conhecer o quotidiano de trabalho destes profissionais, mas também os seus percursos de vida e desafios.

Data da última atualização: 2021-09-24