3. UBI em atividades da Noite Europeia dos Investigadores na região

UBI em atividades da Noite Europeia dos Investigadores na região

•   24 de setembro de 2021

Investigadores da UBI participam em atividades que decorrem na Covilhã e Figueira de Castelo Rodrigo.

Ficheiro com o nome: noite_investigadores

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida nas comemorações da “Noite Europeia dos Investigadores”, através da participação de elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde e do LabCom - Comunicação e Artes. Covilhã e Figueira de Castelo Rodrigo são as localidades onde a UBI marca presença em eventos que decorrem esta sexta-feira, 24 de setembro.

Na Covilhã, com organização do CICS-UBI, unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI), a data é integrada no programa da 14ª edição do Festival da Cherovia, que acontece no centro histórico da Covilhã, a partir das 19h00. Em caso de tempo incerto, decorre na sede da Banda da Covilhã, na zona do Jardim Público.

O projeto passa pelos investigadores levarem uma imagem da sua investigação e interpelarem o público sobre o que veem e explicar o que fazem. Desta forma o CICS-UBI pretende aproximar os investigadores e as suas investigações da sociedade, promovendo verdadeiras oportunidades para que as comunidades partilhem as suas preocupações e expectativas sobre a Investigação, Ciência e as principais descobertas que acontecem na UBI/Covilhã.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, vão participar investigadores do LabCom, numa iniciativa designada “Conversas para o futuro e mais além”. Também a docente da Faculdade de Ciências, Sandra Soares, participa na atividade.
Aproximar jovens estudantes da ciência, tecnologia e inovação é o objetivo do programa promovido pela Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a UBI.

A iniciativa arranca esta sexta-feira, dia 24 de setembro, envolve mais de 250 alunos, e conta com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e de 15 investigadores de todo o país. Durante as conversas, os participantes têm a oportunidade de trocar ideias, de conhecer o quotidiano de trabalho destes profissionais, mas também os seus percursos de vida e desafios.

Data da última atualização: 2021-09-24