Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Professor Doutor Manuel José dos Santos Silva jubila-se

Professor Doutor Manuel José dos Santos Silva jubila-se

  10 de novembro de 2021  

Img:

O Professor Doutor Manuel José dos Santos Silva foi um dos fundadores da unidade de investigação MTP, nos anos 80, e posteriormente da FibEnTech, em 2013, tendo desempenhado cargos de coordenação e investigador em ambas as unidades de investigação por mais de 20 anos, incluindo no período que assumiu a Reitoria da UBI, entre 1996 e 2009. Como Reitor, desenvolveu as Faculdades de Ciências da Engenharia, Ciências Sociais e Humanas e Artes e Letras e criou a Faculdade de Ciências da Saúde.

Foi o responsável pela implantação, crescimento e afirmação da investigação em materiais fibrosos, têxteis e celulósicos, em Portugal e criou unidades de investigação únicas no nosso país que tiveram projeção internacional. Publicou dezenas de trabalhos técnico-científicos e orientou diversas teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Detém diversas patentes de equipamento de controlo de qualidade baseado na aplicação de lasers aos têxteis e construiu protótipos como o “Paralelitex” e o “Pilositex”. Além da aplicação dos lasers às áreas dos têxteis e papel, tem desenvolvido vários trabalhos de investigação com base em técnicas de processamento de imagem e, mais recentemente, no domínio dos têxteis inteligentes.

Foram-lhe atribuídos os prémios científicos Gulbenkian de Ciência e Tecnologia (1981) e da Boa Esperança (1989). Em 1999 foi nomeado “Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques” pela República Francesa. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa, em 10 de junho de 2011. Em 1999 recebeu o troféu “Gazeta 98” na área da Educação e, em 2009, o Troféu D. Dinis, nas áreas da Educação e Ciência, atribuído pelo Diário das Beiras. A Ordem dos Engenheiros atribuiu-lhe o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro, em 26 de maio de 2012.

Pessoa respeitada por professores, investigadores, funcionários e estudantes, sempre disponível para ajudar colegas e jovens investigadores, o Professor Doutor Manuel José dos Santos Silva jubilou-se este ano da UBI, mas continuará a dar o seu importante contributo para a afirmação da FibEnTech como unidade de investigação única que junta as valências do desenvolvimento de materiais fibrosos e tecnologias para os setores têxtil, da celulose e do papel, construção civil, saúde e bem estar e automóvel, com apoio das tecnologias ambientais.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-11-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.