3. Estudantes da UBI em formação no âmbito do projeto internacional Sport4MED

Estudantes da UBI em formação no âmbito do projeto internacional Sport4MED

•   24 de março de 2022

A formação centrou-se no desenvolvimento reforço da capacidade para usar o desporto como ferramenta de promoção de competências de empregabilidade.

Ficheiro com o nome: FormacaoSport4MED

Estudantes do 2.º Ciclo/Mestrado em Ciências do Desporto (ramo Treino Desportivo) da Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito da unidade curricular “Desenvolvimento do Talento e da Excelência no Desporto”, participaram, no início de março, no programa de formação de treinadores do projeto Sport4MED, cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus + e liderado pelo ISCTE.

A formação, criada para toda a região mediterrânica com o objetivo de desenvolver e reforçar a capacidade para usar o desporto como ferramenta de promoção de competências de empregabilidade, foi lecionada, a convite do ISCTE, por Aldo Matos Costa (docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI) e Pedro Sequeira (docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e da Universidade de Coimbra). Pelo menos dois alunos serão convidados para a próxima fase do projeto, no sentido de avaliarem o impacto desta formação no plano local e com os seus próprios atletas.

O projeto Sport4MED visa promover a transformação social através do desporto, assumindo o desporto como veículo de promoção de competências transversais determinantes para o trabalho e o empreendedorismo.  Este objetivo é coerente com as principais prioridades das políticas da União Europeia, não só no âmbito do desporto, mas também na integração, imigração, desenvolvimento, segurança e cooperação internacional. O projeto encara fundamentalmente duas grandes necessidades veementes: (i) a importância de uma estratégica a longo prazo para fortalecer a capacidade de trabalho e de empreendedorismo na bacia do Mediterrâneo, dada a alta taxa de desemprego na região e (ii) a relevância em considerar o desporto enquanto ferramenta de mudança e com impacto social.

Fonte: Departamento de Ciências do Desporto da UBI.

Próximos eventos ver todos

mai 8