3. Novos membros da Comissão para a Igualdade tomam posse

Novos membros da Comissão para a Igualdade tomam posse

•   29 de março de 2022

A Comissão tem o objetivo de proteger e garantir o direito e dignidade dentro da academia.

Ficheiro com o nome: comissao_de_igualdade

Nove membros da Comissão para a Igualdade da Universidade da Beira Interior (CI-UBI) estão já em funções. Na sequência da tomada de posse, realizada a 22 de março, fazem agora parte desta entidade as representantes nomeadas pelas cinco faculdades Sandra Soares (Faculdade de Ciências), Marisa Almeida (Faculdade de Engenharia), Paula Carvalho (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Catarina Moura (Faculdade de Artes e Letras) e Ana Paula Duarte (Faculdade de Ciências da Saúde).

A CI-UBI é composta ainda por Ricardo Nora, enquanto presidente da Associação Académica da UBI, Abílio Silva, Sónia de Sá (enquanto docentes indigitados pelo Reitor) e Pedro Serrão (como membro do pessoal não docente indicado também pelo Reitor.

Após a tomada de posse destes membros, a Comissão reuniu sob a presidência de Ana Paula Duarte, como membro com graduação académica mais elevado, para eleger os membros designados por cooptação entre os nomeados pelas cinco faculdades e pelo representante do pessoal não docente.

A Comissão para a Igualdade tem como objetivo proteger e garantir o direito e dignidade dentro da UBI, em busca de igualdade de oportunidades dentro dos vários domínios de atuação da academia (atividades laborais, de ensino e de investigação).

No âmbito deste tema, entre as diversas atividades que desenvolve está o diagnóstico da situação em matéria de igualdade de género na UBI, através de um relatório anual que já vem sendo feito desde a implementação do Plano de Igualdade de Género na academia, em 2012.

O Relatório de 2021, sobre os dados de 2020, está já disponível, apresentando os resultados das estatísticas desagregadas por sexo, correspondentes ao corpo discente, ao corpo docente e pessoal não docente da UBI, as ações realizadas pela CI-UBI e Considerações Finais e Recomendações para promover mudanças em matéria de Igualdade de Género na UBI.

Comissão para a Igualdade da UBI
Relatório de Igualdade de Género na UBI 2021