Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Acreditação de seis anos para a Licenciatura em Bioquímica

Acreditação de seis anos para a Licenciatura em Bioquímica

  27 de julho de 2022  

Img:

O curso mereceu elogios no âmbito da avaliação da A3ES.

A licenciatura em Bioquímica da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação de seis anos, depois da avaliação positiva do funcionamento do curso, por parte da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A análise abrangeu a caracterização geral do ciclo de estudos, o corpo docente, o pessoal não-docente, os estudantes, investigação e resultados académicos, entre outros, e resultou na acreditação pelo período máximo previsto por lei e sem quaisquer condições.

O relatório da Comissão Externa da Avaliação (CAE) que sustenta a decisão dá boa nota aos diplomados, descritos como “profissionais qualificados, capazes de contribuir para o conhecimento científico e técnico nas áreas da formação”.

No mesmo documento está escrito que o ciclo de estudos apresenta uma procura crescente de estudantes nacionais e internacionais, com a qualidade global dos alunos a subir: “A nota média de entrada tem aumentado, sendo atualmente a procura superior ao número de vagas”.

Os métodos de ensino e avaliação “são adequados ao ciclo de estudos” e é destacada a “forte componente laboratorial”, reconhecida e valorizada pelos estudantes, graduados e empregadores, como um dos principais pontos fortes da licenciatura.

“Os graduados destacam que esta componente prática confere uma boa preparação para a integração no mercado de trabalho ou prossecução para ciclos de estudo superiores”, considera a CAE.

O corpo docente é “qualificado e experiente”, com investigação relevante em diversas áreas do ciclo de estudos e mantêm “uma boa relação” com os estudantes, “a qual é referida por ambas as partes como um ponto forte da Licenciatura em Bioquímica”, apontam os avaliadores.

O 1.º Ciclo em Bioquímica integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências (Departamento de Química). Tem como objetivo principal proporcionar uma sólida formação, teórica e experimental, de conhecimentos fundamentais em Bioquímica, de modo a permitir a formação de quadros de elevado nível, habilitados a exercer atividade profissional em áreas científicas e tecnológicas tão diversas como as Ciências da Saúde, Ciências do Ambiente, ou Indústria Alimentar.

Dota os estudantes de autonomia, espírito crítico e criatividade que permita a frequência de um 2º ciclo de estudos para especialização e aprofundamento de conhecimentos em áreas científicas avançadas, que facilite a sua integração num mercado de trabalho nacional e internacional em constante mutação e que promova a aprendizagem ao longo da vida.

O 1.º Ciclo em Bioquímica está disponível no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, com 49 vagas. Tem como provas de ingresso uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química; 16 Matemática.

Mais informação
1.º Ciclo em Bioquímica

 

 

Partilhar

Data da última atualização: 2022-07-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.