Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Doutoramento em Química recebe acreditação de seis anos

Doutoramento em Química recebe acreditação de seis anos

  • NOTÍCIA
  •   05 de setembro de 2022  

Curso da Faculdade de Ciências vê qualidade validada por período máximo previsto por lei.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

 

O 3.º Ciclo em Química da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditado por seis anos. A qualidade do curso que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências (Departamento de Química) foi avaliada e certificada pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A decisão apoia-se na análise dos vários aspetos relacionados com o funcionamento do curso, que foi considerado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) um doutoramento “ministrado por pessoal competente, dinâmico e cientificamente produtivo, utilizando boas infraestruturas (equipamentos e laboratórios)”.

“O diretor de curso, a comissão de curso e os docentes/investigadores envolvidos no doutoramento em Química continuam muito empenhados nos processos de melhoria do curso e no apoio aos seus estudantes”, refere a comissão constituída por avaliadores externos. Entre outras ações, é destacada a criação de uma Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT) para cada estudante, de forma a acompanhar o progresso dos trabalhos de investigação do aluno até à data de submissão da tese. Esta Comissão é constituída por um membro da Comissão Científica de Curso, pelo orientador científico e ainda por um professor, investigador doutorado ou especialista de mérito reconhecido.

De realçar ainda alguns aspetos de satisfação dos estudantes e licenciados destacados pela CAE, nomeadamente o “bom ambiente académico e boas instalações universitárias, incluindo as de apoio social; as condições gerais na Universidade e Covilhã para alojamento estudantil, cantinas e bibliotecas; a satisfação dos alunos e diplomados com as estruturas do Departamento de Química/UBI e infraestruturas de apoio ao ensino; os bons equipamentos de investigação; o bom ambiente de investigação; a percentagem elevada de estudantes estrangeiros; a boa opinião das partes interessadas sobre a qualidade dos licenciados nos seus postos de trabalho; e a boa opinião dos licenciados sobre o impacto do curso na eficiência do seu emprego”.

O Doutoramento em Química tem como principal objetivo a formação de recursos humanos com capacidade para o desenvolvimento de investigação de forma autónoma na área científica de Química. A formação adquirida ao longo do 3.º Ciclo de Estudos visa preparar profissionais altamente qualificados para desempenhar atividades de investigação quer em ambiente universitário quer em empresas industriais, onde a inovação e criação de novos produtos sejam necessárias.

O 3.º Ciclo em Química é um dos cursos que tem candidaturas abertas, entre os dias 1 e 27 de outubro, que podem ser feitas online.

Mais informação
3.º Ciclo em Química 
Candidaturas aos cursos de 3.º Ciclo 

Data da última atualização: 2022-09-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.