Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Antigo aluno da UBI premiado pelo trabalho no ensino da Física

Antigo aluno da UBI premiado pelo trabalho no ensino da Física

  • NOTÍCIA
  •   23 de setembro de 2022  

Licenciado em Física (Ensino), Albino Rafael Pinto foi reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Física, com o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas.

Ficheiro com o nome: albino_ferreira

 

Albino Rafael Pinto, formado em Física (Ensino) pela Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF). O professor do Agrupamento de Escola da Lixa, no concelho de Felgueiras, foi reconhecido pela atividade e especial dedicação à profissão, evidenciando um trabalho significativo para o ensino-aprendizagem da Física.

Além da carreira como docente do Ensino Secundário, Albino Pinto tem-se empenhado na divulgação e desenvolvimento de recursos educativos. Um dos exemplos é a dinamização do blogue “Física na Lixa”, onde disponibiliza diversos conteúdos de acesso livre, para alunos e professores.

O empenho na criação de conteúdos inovadores de ensino-aprendizagem já tinha valido outros prémios ao diplomado pela UBI, que concluiu o curso no ano letivo de 1994/95. Entre os anos de 2018 e 2020 venceu três prémios da Casa das Ciências, na categoria de Recurso Educativo, com os conteúdos “Protocolo Laboratorial – 11.º ano AL 2.1 Características do som” (2018), “Protocolo Laboratorial- 11.º ano AL 2.2. Velocidade de propagação do som” (2019) e “Movimento Retilíneo Uniformemente Variado” (2020), elaborados em equipa.

O Prémio de Boas Práticas Pedagógicas (Prémio André Freitas) foi entregue a Albino Rafael Pinto durante o FÍSICA 2022 – 23.ª Conferência Nacional de Física e 32º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que decorreu na Universidade do Porto, entre 7 e 10 de setembro de 2022.

Data da última atualização: 2022-09-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.