3. Finalista do Mestrado em Design de Moda conquista 1.º lugar no Concurso PFN

Finalista do Mestrado em Design de Moda conquista 1.º lugar no Concurso PFN

•   12 de outubro de 2022

A competição para Jovens Criadores Portuguese Fashion News 2022 teve entre os vencedores Joaquim Trindade.

Ficheiro com o nome: joaquim trindade Moda

O estudante do Mestrado em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) é um dos primeiros classificados do concurso Jovens Criadores Portuguese Fashion News 2022. Joaquim Trindade venceu a categoria que se destinava a alunos com mais de dois anos de formação em design de moda.

O coordenado que apresentou foi desenvolvido com tecidos fornecidos pela empresa nacional Troficolor Denim Makers. A coordenação esteve a cargo da docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Madalena Pereira, no âmbito da divulgação da UC de Mestrado de Modelagem de Vestuário, tendo envolvido recursos e apoio do mesmo Departamento.

“A inspiração para o projeto intitulado como “nato dalla frutta”, nascido de fruta em italiano, foi isso mesmo. A fruta. A fruta como fonte de inspiração, a fruta como o renascer após a metamorfose das flores e folhas. Até no seu estado de maturação mais precoce, não maior que a unha de um dedo, a fruta, serve como presságio de um novo ciclo da natureza cheio de energia e vitaminas”, refere o dossiê que acompanhou a proposta a concurso.

“Após tempos onde a enfermidade se alastrou, as raízes das árvores mostram-se forte e os ramos anseiam pelo peso da fruta que em breve nos brindarão. A anatomia, textura e forma de várias frutas assentaram os alicerces do coordenado, inspirando a silhueta, traduzindo-se em manipulações têxteis e mimetizadas em pormenores decorativos”, conclui o mesmo texto.

Os coordenados fizeram parte de um desfile que teve lugar a 17 de setembro, na FSM Viseu Fashion, altura em que foram avaliados pelo júri. O anúncio dos vencedores decorreu durante as comemorações dos 30 anos da Associação Selectiva Moda, que teve lugar em Vila Nova de Famalicão, a 30 de setembro.

O concurso Jovens Criadores PFN insere-se no projeto Fashion News, uma iniciativa da ASM – Associação Selectiva Moda, para divulgar internacionalmente o que de melhor que se faz na Fileira da Moda nacional.

A competição dirige-se a todas as escolas de moda nacionais, visando estimular as sinergias entre a indústria e jovens criadores, que têm de recorrer a tecidos oferecidos pelas empresas parceiras, para o desenvolvimento dos trabalhos.

Data da última atualização: 2022-10-12