Um projeto da área da astrofísica, que conta com o contributo da Universidade da Beira Interior (UBI), foi escolhido para participar numa atividade no âmbito de um programa da Agência Espacial Europeia (ESA).
Trata-se do satélite ANTAEUS, desenvolvido para fins de investigação astrofísica pelo Spacelab - Laboratório de Investigação Espacial da UBI, em parceria com o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, da Universidade de Coimbra, no qual a UBI está responsável pela plataforma do satélite, e o LIP pela carga útil do satélite (payload).
O projeto foi selecionado no âmbito do programa Fly Your Satellite - Design Booster, para estar presente na semana de treino no ESTEC, em Noordwijk (Holanda), que terá este ano a sua primeira edição.
Júlio Santos, aluno do Mestrado de Engenharia Aeronáutica e responsável pelo Spacelab (juntamente com a docente da UBI, Anna Guerman), marcará presença na atividade em representação da UBI, juntamente com várias equipas internacionais de laboratórios de investigação espacial.
A semana de treino realiza-se entre os dias 7 e 11 de novembro. Posteriormente, os estudantes têm até dia 23 de novembro para melhorar a sua proposta inicial.
Com uma duração estimada de um ano e meio, o programa "Fly Your Satellite - Design Booster" conta com fases de treino, revisão de designs, consolidação do design (prototipagem, análises e testes) e uma revisão final, que pretende ajudar os estudantes a consolidar o design do seu CubeSat, um tipo de satélite de dimensões reduzidas, em forma de cubo, usado para investigação espacial entre outras.