3. UNITA – Universitas Montium elogiada em relatório da União Europeia

UNITA – Universitas Montium elogiada em relatório da União Europeia

•   18 de novembro de 2022

A aliança está a tornar-se uma verdadeira Universidade Europeia, de acordo com a avaliação da Agência Erasmus+.

Ficheiro com o nome: 2021-02-05-UNITA-Logo

A UNITA – Universitas Montium recebeu uma avaliação amplamente positiva, no decurso da apreciação realizada pela União Europeia (EU), no final dos primeiros 18 meses de atividade. O consórcio, que junta seis instituições de Ensino Superior de Espanha, França, Itália, Portugal e Roménia, está “claramente a caminho de se transformar numa universidade europeia totalmente desenvolvida”, pode ler-se no relatório de progresso da Agência Erasmus+.

O mesmo documento refere que as concretizações da aliança “estão totalmente alinhadas com a visão de longo prazo e a declaração de missão”, acrescentando que “as atividades e resultados até agora contribuíram, claramente, para um maior nível de cooperação reforçada entre as instituições parceiras”.

Esta conclusão coloca a UNITA como um caso de sucesso no âmbito do projeto “Universidades de Europeias” de que faz parte, e que foi criado pela UE com o propósito de revolucionar a educação e o ensino no espaço da União.

Depois de um ano e meio de trabalho – o consórcio iniciou os trabalhos a 6 de novembro de 2020 – a criação da Aliança criou benefícios para os vários grupos-alvo (estudantes, investigadores, funcionários e partes interessadas externas). A aliança produziu resultados excecionais com impacto imediato ou potencial significativo, sendo elogiada nos diversos planos da sua atuação: modelo de governança, intercâmbio de boas práticas nos níveis educacional, investigação e organizacional; acordo de cooperação; promoção de duas novas formas de mobilidade – virtual e rural –; e construção de uma matriz comum de Unidades Curriculares nas universidades parceiras para os três temas prioritários (Economia circular, Energias renováveis, Património cultural), facilitando a mobilidade de estudantes. Entre as implementações de maior sucesso da equipa da UNITA, referidas no relatório, está a estratégia de comunicação, que é coordenada pela UBI.

Tudo isto construído com uma diversidade geográfica que é “utilizada de forma construtiva e que “faz com que os membros de três regiões europeias colaborem produtivamente, promovendo assim o conhecimento comum, o multiculturalismo e os valores europeus”.

As atividades realizadas até ao momento pelo consórcio que tem financiamento até 2023 levaram os auditores e não fazer recomendações específicas para o futuro. Justificam que a Aliança “está no caminho certo e tem comités e instrumentos para avançar com sucesso no seu desenvolvimento”.

A UNITA é uma parceria entre a UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Entre os objetivos está a criação de um campus transnacional que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários. Têm em comum estarem situadas em zonas de montanha, junto a fronteiras dos seus países, onde se falam línguas que têm o Latim como base. Entre os seus objetivos está ainda o de trabalhar no desenvolvimento da sustentabilidade e da economia circular.

•   UBI
Data da última atualização: 2022-11-18