3. Alunas de Medicina da UBI conquistam segundo lugar em competição de simulação médica

•   09 de fevereiro de 2023

O grupo de quatro alunos foi a segunda melhor do SIMUniversity Portuguese Edition 2023, onde estiveram estudantes de outras faculdade de Medicina.

Ficheiro com o nome: Epidoctos competicao simulacao medica

Uma equipa constituída por quatro alunas do Mestrado Integrado em Medicina alcançou o segundo lugar numa competição em que participaram diversas escolas médicas nacionais. Denominado “Epidoctors”, o grupo constituído pelas estudantes Diana Chaves, Sofia Fialho, Filipa Sousa e Rafaela Ferreira alcançou o pódio da edição portuguesa do SIMUniversity. A prova é uma iniciativa inovadora, criada pela SESAM – Society for Simulation in Europe, que proporciona aos alunos de faculdades de medicina a possibilidade de desenvolver e aperfeiçoar as suas competências técnicas e não técnicas através da competição em diferentes cenários de simulação médica de alta fidelidade.

A simulação na prática clínica é uma das vertentes privilegiadas no LaC – Laboratório de Competências da Faculdade de Ciências da Saúde, no ensino pré-clínico, e o desempenho de estudantes da FCS na final da competição demonstra a sua relevância para o sucesso da aprendizagem. A “Epidoctors” teve um comportamento de grande relevo, tendo realizado de forma exemplar as provas da competição.

A final, que implicava lidar com um cenário simulado de elevada complexidade, foi disputada com a equipa representante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). As “Epidoctors” ficaram em segundo lugar, após uma renhida e difícil prova.

Esta equipa participou no SIMUniversity depois de ter sido selecionada entre as cinco formações da FCS-UBI que estiveram na 2.ª edição da Competição Clínica – SIM: Simulation Contest, no LecturesInMed do BeInMed 2023, uma organização interna que se realizou no LaC/FCS, em outubro de 2022.

O SIMUniversity decorreu em janeiro, no dia 13, no Centro de Simulação da NOVA Medical School, em Lisboa. Além das duas finalistas, participaram alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e da NOVA Medical School (NMS).

Data da última atualização: 2023-02-09