Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto da UBI promove intervenção na Ribeira da Goldra

Projeto da UBI promove intervenção na Ribeira da Goldra

  • NOTÍCIA
  •   02 de junho de 2023  

A intervenção vai ter o apoio do programa Transformar Turismo e valorizar a vertente paisagista e do passado industrial, junto ao Polo I.

Imagem sobre Museu de Lanifícios
Museu de Lanifícios

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai contribuir para a regeneração da Ribeira da Goldra (junto ao Polo I) e, simultaneamente, valorizar o património industrial. A intervenção vai ter o apoio do programa Transformar Turismo, que aprovou uma candidatura submetida pelo Museu de Lanifícios da UBI (MUSLAN), no valor de 400 mil euros.

O projeto “Rota da Lã Educa” prevê melhorar o espaço público em termos paisagísticos e naturais, destacando a importância da zona para o desenvolvimento da indústria de lanifícios.

O local vai receber uma roda hidráulica, a recuperação da galeria ripícola da ribeira e a plantação de espécies arbóreas resistentes a incêndios. Estas irão funcionar, em complemento à linha de água, como barreira de proteção do núcleo do Museu Real Fábrica Veiga, do campus universitário e da cidade da Covilhã, descreveu Rita Salvado, diretora do MUSLAN, à Agência Lusa.

A implementação do projeto resulta no cruzamento “da educação ambiental e do turismo industrial, ao mesmo tempo que se faz uma intervenção paisagística no Vale da Goldra, numa área exterior e exposta à cidade”, acrescenta a responsável, acrescentando: “Este é um exemplo da resposta que o turismo cultural pode dar para regenerar o espaço urbano. O campus e a cidade vão poder beneficiar muito”.

O Reitor da UBI, Mário Raposo, que lembra o papel da universidade na recuperação de antigas fábricas para a instalação de funções universitárias, destaca a importância da densificação da Rota da Lã do MUSLAN para a “recuperação da memória” do passado ligado à lã e dos antigos caminhos da transumância. “É mais uma valência do Museu de Lanifícios para que os visitantes possam conhecer melhor o contexto da evolução da indústria de lanifícios”, afirmou também à Agência Lusa.

O anúncio da aprovação do projeto do MUSLAN foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, durante o Fórum Vê Portugal, que teve lugar na Covilhã, esta semana, de 29 a 31 de maio.

Próximos eventos ver todos

abr 17

Polo I > Auditório da Biblioteca

10:00 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Àtrio, Sala 7.06 e Anfiteatro 7.20

13:00 Faculdade de Ciências da Saúde > Anfiteatro Verde

16:00 Faculdade de Engenharia > Sala dos Conselhos

19

Faculdade de Ciências da Saúde > Grande Auditório

09:30 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Anfiteatro 7.21

Partilhe
Data da última atualização: 2023-06-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.