3. UBI seleciona representantes para concurso “My PhD Thesis in 3 minutes”

UBI seleciona representantes para concurso “My PhD Thesis in 3 minutes”

•   07 de agosto de 2023

A competição envolve estudantes de doutoramento das universidades da Aliança UNITA e a final vai decorrer a 22 de setembro.

Ficheiro com o nome: My3minPhdThesis2022

Antonieta Tourais (Psicologia Clínica e da Saúde) e Rafaela Caetano (Economia) são as duas alunas de doutoramento que vão representar a Universidade da Beira Interior (UBI) na final do concurso “My PhD Thesis in 3 minutes”. A competição, dirigida a alunos de 3.º Ciclo das instituições da aliança UNITA, desafia os estudantes a apresentarem a investigação que estão a desenvolver em apenas três minutos. A final vai ter lugar em França, na Universidade de Pau and Pays de l’Adour (UPPA), a 22 de setembro.

A tese que está a ser desenvolvida por Antonieta Tourais tem como tema “Psicologia de emergência: Características psicológicas dos interventores em crise e catástrofe. Contributos para a construção de um modelo explicativo dos processos psicológicos inerentes às situações de catástrofe”. O principal objetivo é avaliar características psicológicas e experiências vivenciadas de quem trabalha nas áreas da intervenção em emergência.

Rafaela Caetano, por sua vez, estuda a transferência de indústrias poluentes dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento e tem como principal objetivo perceber de que forma a causa para esta transferência pode ser atualizada de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas, evitando assim os efeitos nocivos para o ambiente.

As duas selecionadas competiram na UBI com cerca de uma dezena de concorrentes, tendo convencido o júri constituído por Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, António Tomé, presidente do Instituto Coordenador da Investigação, e Francisco do Adro, do UNITA Office da UBI.

Durante a sessão, que decorreu no início de julho, Sílvia Socorro destacou a importância do concurso enquanto momento para refletir sobre a investigação. “É uma iniciativa muito interessante, que se constitui como um grande desafio. Permite treinar as capacidades de comunicação e ajuda a perspetivar a maneira como posicionam a investigação para os outros”, referiu a Vice-Reitora, destacando a diversidade de áreas científicas presentes na final da UBI, com alunos provenientes de várias faculdades.

Data da última atualização: 2023-08-07