Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI formaliza alianças com parceiros da sociedade no âmbito do PRR

UBI formaliza alianças com parceiros da sociedade no âmbito do PRR

  • NOTÍCIA
  •   22 de dezembro de 2023  

A ligação vai permitir melhorar a formação de adultos de diversas entidades da região Interior do País.

Ficheiro com o nome: Carta Compromisso -3

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou mais um objetivo no âmbito da execução do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência através da formalização das quatro alianças previstas no âmbito do projeto PRR UBImpulso Adultos - Green and Sustainable Growth in a Digital World.

A oficialização das mesmas aconteceu na tarde de 21 de dezembro, com a assinatura das cartas de compromisso de constituição, com entidades de diversos setores da região do Interior do País – institucionais, empresariais, associativas e culturais – que permitirão o trabalho conjunto para melhorar a qualificação profissional e competências transversais da população adulta.

Na sessão de assinatura das Cartas, o Reitor da UBI salientou o papel da academia em colocar ao dispor da comunidade as ferramentas necessárias para a melhoria das pessoas.

“A UBI não só ensina e investiga, como tem também este desiderato fundamental de se relacionar com a sociedade do território em que estamos inseridos e nos espaços nacional e internacional. A UBI é de facto uma universidade da beira interior, para o mundo”, afirmou Mário Raposo.

Esta disponibilidade de cooperação está sempre aberta a novas colaborações e o mesmo acontece no âmbito do benefício que podem trazer as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência. “Este trabalho é dinâmico. Outras entidades podem manifestar o seu interesse e disponibilidade em associar-se a nós neste projeto do PRR”, salientou.

As alianças formalizadas têm como foco “Transição Digital e Inovação”, “Green Deal”, “Saúde e Bem-Estar” e “Terceiro Setor e Sociedade”.

“Transição Digital e Inovação” enfatiza tecnologia, inovação e competências fundamentais para o crescimento empresarial, tendo-se realizado até ao momento 28 cursos, abrangendo desde marketing digital até Unreal Engine 5 para Iniciantes.

“Green Deal”, comprometida com o desenvolvimento sustentável, centra-se na recuperação de produtos, gestão de resíduos e mobilidade sustentável, tendo já sido oferecidos cursos como Tinturaria Natural e Manufatura Aditiva, num total de seis cursos.

Quanto à aliança para o “Terceiro Setor e Sociedade” concentra-se na formação qualificada de agentes para enfrentar desafios regionais, incluindo cursos em gestão para organizações sociais e relações internacionais, com 11 cursos já realizados.

Em “Saúde e Bem-Estar” pretende-se introduzir modelos inovadores de formação na área da saúde, abordando temas como ressonância magnética nuclear e segurança do medicamento, contabilizando nove cursos.

Os parceiros destas alianças incluem quatro municípios, 20 instituições, 27 empresas, três centros de tecnologia e uma organização sem fins lucrativos, que já tinham subscrito anteriormente um protocolo de colaboração no âmbito da candidatura da UBI ao PRR.

Até ao momento a UBI promoveu ao abrigo do programa UBImpulso Adultos 54 cursos não conferentes de grau (43 cursos já terminados e 11 a decorrer). Considerando esta tipologia de cursos já finalizada, foram atribuídos 478 diplomas, chegando a mais de 700 participantes. No total, e considerando as diferentes tipologias de formação previstas no programa destinado a adultos, já foram formadas cerca de 800 pessoas. Estes números representam o cumprimento das metas contratualizadas com o Governo para este período.

“O estabelecimento destas alianças visa, sobretudo, a aquisição de conhecimentos por parte da população adulta trabalhadora, tendo em vista o desenvolvimento de competências com valor acrescentado para o mercado de trabalho e a aquisição de competências específicas que visam responder aos desafios emergentes na sociedade”, de acordo com João Lanzinha, Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais.

“O estabelecimento de alianças é, deste modo, um ponto essencial no projeto UBImpulso, garantindo a existência de uma relação estreita, marcada pela partilha de conhecimentos, infraestruturas e de recursos-humanos, entre a UBI e as cercas de seis dezenas de entidades parceiras que se comprometeram com o mesmo”, conclui.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Data da última atualização: 2023-12-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.