3. UBI colabora com ERC para identificar desinformação nas Eleições Europeias

UBI colabora com ERC para identificar desinformação nas Eleições Europeias

•   24 de maio de 2024

O sistema a desenvolver pelo LabCom vai alertar para situações que envolvam plataformas digitais.

Ficheiro com o nome: ERC

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a trabalhar num sistema a aplicar nas próximas Eleições europeias para identificar ações de desinformação, no âmbito de uma parceria estabelecida com a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Este trabalho envolve cinco investigadores do LabCom – Comunicação e Artes e vai focar a atenção nos conteúdos de plataformas digitais como o Facebook, Instagram ou TikTok.

A análise destas redes sociais tem como objetivo monitorizar e identificar ações de desinformação com impacto em Portugal, relacionadas com o ato eleitoral de 9 de junho. Neste âmbito, será criado um sistema de alertas para sinalizar e atuar sobre os potenciais casos.

O acompanhamento das plataformas digitais em questão irá tentar contribuir para minimizar um problema que se tem agudizado nos últimos anos, relacionado com eventuais casos de manipulação da opinião pública através da disseminação de informação não fidedigna.

A parceria estabelecida pela UBI e a ERC, assinada neste mês de maio, aproxima as duas entidades em áreas em que a Universidade tem grande conhecimento. O protocolo prevê a elaboração de estudos em áreas temáticas dedicadas, como jornalismo, desinformação, redes sociais e inteligência artificial, entre outras áreas que têm vindo a ser objeto de trabalho do LabCom. O acompanhamento das redes sociais e a política é uma delas, tendo a unidade de investigação da UBI realizado dois relatórios recentes sobre a presença dos partidos políticos nas plataformas digitais, antesdurante a campanha eleitoral para as Legislativas nacionais de março deste ano.

O protocolo prevê ainda o desenvolvimento de projetos comuns de estudo e investigação nas respetivas áreas de intervenção, bem como outros que se considerem pertinentes e que possam potencializar a ação da ERC e desenvolver a investigação realizada no âmbito do Labcom.

Data da última atualização: 2024-05-24