O concurso “Construção de um modelo de Aquífero – edição 2024/2025” premiou as estudantes Andreia Esteves e Joelma Pedro com o primeiro lugar. A segunda posição foi atribuída à equipa composta por Catarina Espírito Santo, Leonardo Silveira, Tomaz Bravo e Vitória Neto.
A competição integrou as atividades do Clube de Ciência “Sustentabilidade Planetária”, da Escola Secundária Campos Melo (ESCM), da Covilhã, e foi dinamizada em parceria com o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (DECA-UBI).
O concurso teve como objetivo promover a aprendizagem e a motivação dos estudantes, alinhando-se com as metas do Clube, e desenvolver competências na visualização e interpretação tridimensional de fenómenos geológicos naturais. A metodologia adotada visou mitigar as dificuldades na compreensão e interpretação de fenómenos geológicos associados aos recursos hídricos, ao mesmo tempo que procurou sensibilizar os alunos para a proteção, estudo e gestão desses recursos subterrâneos.
A criação do Clube de Ciência “Sustentabilidade Planetária” insere-se no âmbito do programa Impulso Jovem STEAM, do projeto UBImpulso – Green and Sustainable Growth in a Digital World. Neste contexto, foram criados clubes temáticos nas escolas parceiras da UBI, proporcionando aos jovens a oportunidade de adquirir experiência prática nas áreas STEAM.
O UBImpulso é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.
