A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu o programa internacional dedicado ao tema da segurança pedonal, dinamizado pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. O Blended Intensive Programme (BIP) intitulado “Towards Enhanced Pedestrian Safety” criou um importante espaço de interação de estudantes e docentes de quatro países europeus, permitindo a troca de conhecimentos, colaboração internacional e desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a segurança dos utilizadores mais vulneráveis das estradas.
Além dos participantes da UBI, estiveram presentes representantes das universidades de Maribor (Eslovénia), de Ciência e Tecnologia de Bydgoszcz (Polónia), de Rijeka (Croácia) e de Tecnologia e Economia Helena Chodkowska (Polónia)
Durante a iniciativa, que decorreu entre os dias 23 e 27 de junho, realizaram-se palestras sobre questões-chave, como o desenho de infraestruturas pedonais seguras, métodos de avaliação da facilidade de caminhada, segurança dos peões, com especial atenção para crianças e idosos, o uso de IA e análise de vídeo para prever o comportamento dos pedestres e rastreamento ocular e aprendizagem de máquina na pesquisa de segurança rodoviária. Os dados de acidentes em passadeiras, a partir dos estudos de caso de Portugal, Polónia, Croácia e Eslovênia, também estiveram em análise.
O trabalho de campo realizado pelos participantes do BIP concentrou-se no diagnóstico e nas propostas de intervenções para melhorar a segurança pedonal em duas artérias da Covilhã: Alameda Europa e a Estrada Nacional 230-7 (imediações do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã e Escola Secundária com 3.º CEB Quinta das Palmeiras). Os resultados foram disponibilizados ao Município da Covilhã, entidade que apoiou a iniciativa. Os dados poderão ser úteis para futuras ações de melhoria da segurança pedonal nos locais estudados.