David Ângelo, diplomado em Medicina pela Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu a Medalha de Mérito pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Orofacial (SPECO AMEP). O médico cirurgião é o primeiro galardoado com esta distinção, criada para reconhecer a excelência de profissionais que se destaquem pelo contributo para a evolução da Estomatologia dentro e fora de Portugal.
A escolha de David Ângelo “foi muito natural”, de acordo com Gonçalo Coutinho. O presidente da SPECO AMEP acrescenta que o antigo estudante da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, “apesar de tão jovem, tem um percurso absolutamente notável na área da articulação temporomandibular”.
David Ângelo foi reconhecido, em 2023, como um dos 20 médicos mais influentes do mundo na área, tendo sido pioneiro no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas, além de ter recebido 10 prémios de investigação, nacionais e internacionais. Detém o estatuto de ter sido o primeiro médico português distinguido pela American e pela European Society of Temporomandibular Joint Surgeons, em 2018, e de primeiro estomatologista em Portugal a pertencer ao restrito grupo da Sociedade Americana de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular.
A Medalha de Mérito da SPECO foi entregue no 8.º Congresso Nacional de Estomatologia, realizado pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Orofacial (SPECO), em Vilamoura (Algarve), no final de setembro.