A Universidade da Beira Interior (UBI) consolidou a sua posição no Times Higher Education World University Rankings (THE WUR) 2026, mantendo-se na faixa 601–800, que coloca a UBI entre as instituições portuguesas mais bem classificadas. Para esta edição foram analisadas 2.191 academias de todo o mundo, mais 99 face ao ano anterior.
O item Qualidade da Investigação (Research Quality) destaca-se como o grande motor da valorização da UBI neste relatório internacional, sendo que, relativamente a este parâmetro, a UBI ocupa o primeiro lugar entre as 16 academias nacionais presentes no THE WUR 2026. A pontuação de 71,4 pontos obtida este ano é a mais alta de sempre, desde que a UBI está no WUR, onde passou a estar representada em 2017.
Esta posição de liderança traduz a robustez, impacto e influência da produção científica da UBI, cujo trabalho dos investigadores tem sido reconhecido consistentemente em outros relatórios, como o mais recente “World’s Top 2% Scientists”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgado em setembro.
A posição das instituições no WUR resulta da avaliação do desempenho das cinco missões universitárias tidas como mais relevantes. Além da referida Qualidade da Investigação, são avaliadas o Ensino (Teaching), o Ambiente de Investigação (Research Environment), a Internacionalização (International Outlook) e a Ligação à Indústria (Industry).
Na UBI, estes indicadores apresentam uma tendência de crescimento a longo prazo, refletindo uma evolução estrutural positiva da instituição. Em Ambiente de Investigação, Ensino e Ligação à Indústria, a academia mantém a trajetória de melhoria, alcançando também as pontuações mais altas desde que integra o ranking do Times Higher Education.
O THE-WUR é uma das mais prestigiadas classificações internacionais do Ensino Superior, abrangendo 115 países/regiões. Baseia-se em 18 indicadores agrupados em cinco domínios, que medem desempenho académico, impacto científico e cooperação global. Os dados resultam de métricas bibliométricas, informação institucional e inquéritos de reputação académica.
Trata-se de um referência global na avaliação da qualidade e impacto das instituições, sendo amplamente utilizado por estudantes, investigadores e decisores como instrumento de análise e de posicionamento internacional.