Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Andreia Garcia recebe Prémio Personalidade Arquitetura

Andreia Garcia recebe Prémio Personalidade Arquitetura

  • NOTÍCIA
  •   27 de outubro de 2025  

A distinção foi atribuída à docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura pelo jornal “Construir”.

Ficheiro com o nome: Andreia Garcia Premio Construir

 

A docente da Universidade da Beira Interior (UBI) Andreia Garcia é a personalidade do ano na categoria “Arquitectura”, para a publicação especializada, o jornal “Construir”. Este reconhecimento acontece no ano em que a professora do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) foi a curadora da exposição “The Future is Now”, no Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka.

Arquiteta, curadora, editora, investigadora e professora universitária, Andreia Garcia tem um percurso que se define “por uma prática de Arquitetura que amplia o cruzamento disciplinar com áreas complementares, numa era marcada por fortes avanços tecnológicos e uma eminente crise ecológica”, salientou o representante do júri e diretor do jornal Construir, Ricardo Baptista.

Em destaque está o trabalho desenvolvido para a mostra mundial que decorreu no Japão e que deu a conhecer a forma como o país abraça desafios atuais, cruzados com a sua história ligada aos oceanos.

“O pavilhão português evidenciava os conceitos de sustentabilidade e economia circular, em conformidade com as melhores práticas técnicas e ambientais”, referiu Ricardo Baptista, acrescentando que o “júri considerou a forma como a exposição articulava o pavilhão com a ligação histórica de Portugal ao mar e com as questões contemporâneas de sustentabilidade”.

A curadora de uma das principais exposições patentes no espaço português colocou Portugal num panorama de relevância entre as sociedades sustentáveis, tendo o júri destacado a forma “criativa, inovadora e inspiradora como uma jovem de muito valor soube mostrar a capacidade da arquitetura portuguesa de levantar questões sociais, ambientais e abertas à experimentação”, acrescentou.

O prémio entregue a Andreia Garcia fez parte de um conjunto de galardões que distinguiram quatro personalidades de “mérito, relevância e excelência”, segundo a publicação, e os únicos que não estiveram sujeitos a votação por parte dos assinantes e subscritores do jornal.

Incluiu a categorias “Engenharia” (atribuída a Vítor Carneiro), “Construção” (Alberto Couto Alves) e “Imobiliário” (José Cardoso Botelho).

Os Prémios Construir reconhecem as empresas, os profissionais e as obras que mais se destacaram no ano a que se referem.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Data da última atualização: 2025-10-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.