Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Sílvia Alves vence galardão da Ordem dos Arquitetos

Sílvia Alves vence galardão da Ordem dos Arquitetos

  • NOTÍCIA
  •   31 de dezembro de 2025  

A docente da UBI foi premiada pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, na 4.ª edição do Prémio Arquétipo.

Ficheiro com o nome: premio_silvia_alves

 

Sílvia Alves, docente do Mestrado Integrado em Arquitetura do Departamento de Arquitetura (DA), venceu o “Prémio Inovação N41º JJTEIXEIRA”, da 4.ª edição do Prémio Arquétipo promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (SRN/OA).

A arquiteta Sílvia Alves desenvolveu uma solução inovadora, intitulada “CABINET XXI”, que agrupa as várias funções de uma cozinha num único elemento. Consiste num módulo compacto e expansível que, quando fechado, se transforma num único volume, discreto e pouco intrusivo. O módulo, cujas portas e painéis articulados permitem diferentes configurações, integra, de modo harmonioso e eficiente, as zonas de preparação, de confeção e de arrumação.

A entrega dos prémios teve lugar na sede da SRN/OA, no final de setembro, e contou com a presença de João Rui Ferreira, titular da Secretaria de Estado da Economia, que dá apoio institucional à iniciativa.

O Prémio ARQUÉTIPO, lançado pela Secção Regional Norte/Norte 41°, visa estimular o desenvolvimento ou a reinvenção de produtos, conceitos e técnicas com aplicação direta no sector da construção. Pretende responder às necessidades e tendências do mercado, dinamizando e valorizando o sector através da colaboração entre arquitetos – enquanto prescritores de materiais e conhecedores das exigências do ambiente construído – e empresas dedicadas à produção de materiais de construção, acabamentos, revestimentos e equipamentos complementares à conceção arquitetónica.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Data da última atualização: 2025-12-31
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.