O Projeto Health2Innovation terminou 2025 com um bootcamp intensivo focado nos negócios em health tech, realizado em Lund, na Suécia, em dezembro. Organizado pelo parceiro SmiLe Venture Hub, o evento contou com a participação de profissionais de vários países, que partilharam conhecimentos, reflexões críticas e experiências inspiradoras ligadas ao empreendedorismo em saúde digital. Ao longo das sessões, foram abordadas boas práticas, desafios frequentes, dicas úteis e outros aspetos relevantes a considerar no lançamento de iniciativas inovadoras neste setor.
O programa integrou ainda o desenvolvimento de ideias de negócio em saúde digital por parte de cinco equipas, compostas por participantes de diversas nacionalidades europeias e backgrounds multidisciplinares. Com o apoio personalizado de vários experts, as equipas enriqueceram progressivamente as suas propostas, culminando na criação dos respetivos pitches, apresentados no final do evento num formato competitivo.
A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição coordenadora do Projeto, reconhece o contributo de todos os parceiros, oradores e experts que contribuíram para a qualidade e riqueza deste bootcamp, em especial a Gonçalo Fonseca, que inspirou os participantes através da sua experiência na BEDEV e cujas orientações aos grupos de trabalho se revelaram particularmente valiosas, a Ana Alexandra da Silva, pela brilhante ideia Doc Station Health Service e a Martim Aguiar, pela entrega do pitch vencedor, em conjunto com a restante equipa 3MAR.
O Health2Innovation tem a missão de inspirar, orientar, treinar e capacitar estudantes e graduados em Ciências Biomédicas, Medicina, Negócios, Engenharias, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outras áreas afins para a melhoria das suas competências digitais, verdes, empreendedoras e interdisciplinares. O foco desta capacitação estará na saúde digital, literacia de dados, inteligência artificial, cibersegurança, biotecnologia e economia circular, assim como nas habilidades empreendedoras, digitais e sustentáveis.
O projeto conta com a colaboração de uma rede diversificada de especialistas, reunindo instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação, Incubadoras, Organizações Não Governamentais e empresas. A 14 entidades do consórcio são oriundas de 12 países europeus (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia). A equipa da UBI, liderada por Arminda do Paço, conta com os investigadores Dina Pereira (UBImedical), Helena Alves e João Leitão (Departamento de Gestão e Economia) e ainda com o apoio de Ana Nave e Cátia Bernardino.