O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), unidade de investigação de natureza interinstitucional acolhida na Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o Prémio de Investigação Científica, atribuído no âmbito da Celebração Olímpica 2025, realizada a 13 de novembro, no SUD Lisboa Hall, em Lisboa.
Esta distinção reconhece o contributo consistente do CIDESD para a produção de conhecimento científico nas áreas das Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, sublinhando a relevância da ciência como pilar estratégico para o sucesso desportivo e para a promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis. Esta unidade de investigação aplicada, de carácter transversal, integra um consórcio de instituições e uma ampla comunidade de investigadores, com forte ligação a redes nacionais e internacionais. Tem sido classificada pela FCT como unidade de I&D “Excelente”.
A atividade científica do CIDESD é coordenada por Daniel Marinho, Professor Catedrático do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e atualmente Pró-Reitor, reforçando, assim, a ligação entre a UBI e um ecossistema de investigação com impacto no desporto de alto rendimento e na intervenção em contextos comunitários.
Para Daniel Marinho, “este prémio é o culminar de todo o trabalho coletivo que tem vindo a ser realizado pelo CIDESD nesta área do conhecimento, permitindo posicionar o centro como uma referência nacional e internacional”. Este reconhecimento, salienta o coordenador científico, só é possível “graças ao apoio indiscutível da Reitoria da UBI e de todas as sete instituições que fazem parte deste consórcio, às qual gostaria de agradecer, permitindo continuar a estreitar as relações entre o CIDESD e os principais parceiros nacionais e internacionais, indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”.
Fonte: CIDESD e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
