Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. CIDESD distinguido com Prémio de Investigação Científica do Comité Olímpico de Portugal

CIDESD distinguido com Prémio de Investigação Científica do Comité Olímpico de Portugal

  • NOTÍCIA
  •   15 de janeiro de 2026  

A UBI é uma das instituições que integra a Unidade de Investigação, que é coordenada por Daniel Marinho.

Ficheiro com o nome: CIDESD Premio Daniel Marinho

 

O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), unidade de investigação de natureza interinstitucional acolhida na Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o Prémio de Investigação Científica, atribuído no âmbito da Celebração Olímpica 2025, realizada a 13 de novembro, no SUD Lisboa Hall, em Lisboa.

Esta distinção reconhece o contributo consistente do CIDESD para a produção de conhecimento científico nas áreas das Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, sublinhando a relevância da ciência como pilar estratégico para o sucesso desportivo e para a promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis. Esta unidade de investigação aplicada, de carácter transversal, integra um consórcio de instituições e uma ampla comunidade de investigadores, com forte ligação a redes nacionais e internacionais. Tem sido classificada pela FCT como unidade de I&D “Excelente”.

A atividade científica do CIDESD é coordenada por Daniel Marinho, Professor Catedrático do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e atualmente Pró-Reitor, reforçando, assim, a ligação entre a UBI e um ecossistema de investigação com impacto no desporto de alto rendimento e na intervenção em contextos comunitários.

Para Daniel Marinho, “este prémio é o culminar de todo o trabalho coletivo que tem vindo a ser realizado pelo CIDESD nesta área do conhecimento, permitindo posicionar o centro como uma referência nacional e internacional”. Este reconhecimento, salienta o coordenador científico, só é possível “graças ao apoio indiscutível da Reitoria da UBI e de todas as sete instituições que fazem parte deste consórcio, às qual gostaria de agradecer, permitindo continuar a estreitar as relações entre o CIDESD e os principais parceiros nacionais e internacionais, indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”.

Fonte: CIDESD e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

 

 

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Data da última atualização: 2026-01-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.